A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta sexta-feira (15) que a cidade de Mar del Plata, na Argentina, vai receber a fase final da Liga Mundial deste ano. A etapa decisiva do torneio será realizada entre os dias 17 e 21 de julho.
Será a terceira vez que a Argentina sediará as finais da Liga Mundial. Mar del Plata já recebeu a competição em 1999 e Córdoba em 2010. O país também organizou o Mundial Masculino de Vôlei em 2002.
A fase de classificação da Liga Mundial será disputada entre os dias 31 de maio e 13 de julho, com a participação de 18 seleções, duas a mais em comparação aos últimos anos.
As finais da Liga Mundial serão disputadas por seis equipes: as duas melhores dos grupos A e B, o vencedor do Grupo C e o país anfitrião. Se a Argentina ficar nas duas primeiras posições do grupo A, o terceiro colocado da chave obterá uma vaga.
O grupo A será disputado por Brasil, Polônia, Estados Unidos, Bulgária e França, além da Argentina. Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irã formam o Grupo B, enquanto o C - propositalmente de nível técnico mais baixo - tem Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda, Japão e Egito.
O Brasil é o maior vencedor da Liga Mundial com nove títulos - o último conquistado em 2010. No ano passado a Polônia foi campeã ao derrotar os Estados Unidos por 3 sets a 0 na final disputada em Sófia, na Bulgária.