"A segurança dos corredores e espectadores sempre foi a maior prioridade", anunciam os organizadores da Maratona de Nova York, que será realizada hoje, a partir das 8h30 (horário de Brasília). E este ano, a obsessão é ainda maior em uma das principais corridas de rua do mundo reflexo do atentado terrorista que matou duas pessoas na Maratona de Boston, em 15 de abril.
Tanto que as medidas são muitas e ostensivas: todos os pacotes, mochilas de atletas e espectadores nos arredores do percurso de 42 km da prova serão revistados. Os corredores estão proibidos de correr com garrafas de vidro ou embalagens para líquidos com capacidade superior a um litro, roupas com grandes bolsos, peças que cubram os rostos.
A bomba que explodiu próximo à linha de chegada da Maratona de Boston fez com que os procedimentos para a organização de grandes corridas fossem revistos. No caso de NY, a organização do evento contou, além do apoio da polícia local e federal, com a assessoria de uma empresa privada de segurança contratada para avaliar os possíveis pontos de risco. O que resultou no isolamento de um maior número de áreas próximas ao percurso e o uso de todo tipo de estratégia antiterrorismo: mergulhadores, helicópteros, sistemas de monitoramento por vídeo, cães farejadores, policiais à paisana estarão à disposição.
São esperados cerca de 45 mil corredores, entre atletas de elite e amadores destes, cerca de 500 são brasileiros. A corrida que tem largada no Central Park e passa por cinco bairros.
No ano passado, a prova foi cancelada dois dias antes de sua realização, devido ao furacão Sandy, que causou grandes danos na cidade na semana anterior.
Entre os corredores de elite que disputam a maratona este está o recordista da prova, o queniano Geoffrey Mutai, que em 2011 cumpriu os 42 km em 2h6min05s e este ano tenta o tricampeonato. O atual campeão olímpico e mundial da maratona, Stephen Kiprotich, de Uganda, também compete. A principal representante brasileira na prova é Adriana Aparecida da Silva, campeã da maratona nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
Deixe sua opinião