A primeira grande competição do calendário nacional de natação, o Troféu Maria Lenk, começa nesta segunda-feira (22) no Rio de Janeiro e, até sábado, 348 atletas disputam não só o título da competição, mas também a busca por índices para o Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona (no final de julho,) e o Campeonato Mundial Júnior, no final de agosto.

CARREGANDO :)

A disputa no Parque Aquático Maria Lenk é a penúltima chance de os nadadores conquistarem a vaga – classificam-se os dois melhores tempos por prova. Nas modalidades em que o índice não for conquistado, haverá ainda uma última oportunidade, em Curitiba, no Campeonato Brasileiro Júnior e Sênior, entre 14 e 19 de maio.

As duas principais estrelas da competição, Thiago Pereira e Cesar Cielo, optaram por um programa mais curto de competições. Pereira, que vai estrear como atleta do Sesi (SP), nada os 100 metros borboleta, os 200 m e os 400 m medley e os 100 m livre. Cielo, que defende o Piracicaba (SP), abriu mão da disputa nos 100 m livre e nadará apenas os 50 m borboleta e o 50 m livre.

Publicidade

A maioria dos atletas de elite vai exibir os escudos de seus novos clubes, visto que a dança das cadeiras nos bastidores da natação foi intensa. O Flamengo desfez a equipe, o Fluminense teve dispensas – como as dos paranaenses Henrique Rodrigues (que disputa hoje os 200 m livre, além das provas de 200 m e 400 m medley e 100 m livre) hoje no Pinheiros (SP) e Alessandra Marchioro, que nada os 50 m e os 100 m livre, agora no Botafogo.

"As negociações deste ano foram mais difíceis que em outros anos pós-olímpicos. Fico feliz pela escolha que fiz para 2013 e por poder seguir treinando em Curitiba, com a mesma equipe técnica, defendendo um novo clube", diz Marchioro.

Ao vivo

Troféu Maria Lenk, às 17 h, no SporTV 2.