O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha Factory) venceu neste domingo (10) o Grande Prêmio da Comunidade Valenciana de MotoGP, mas seu compatriota Marc Márquez (Repsol Honda) completou a prova em terceiro lugar e se tornou o campeão mais jovem da história da categoria.
Vencedor das 125cc (atual Moto3) em 2010 e da Moto2 no ano passado, Márquez faturou a principal categoria da Motovelocidade logo em sua temporada de estreia, com 20 anos e 266 dias, batendo o recorde de campeão mais precoce que havia sido estabelecido pelo americano Freddie Spencer em 1983, com 21 anos e 258 dias.
Para ser tricampeão, Lorenzo precisava ser o primeiro colocado da corrida no Circuito da Comunidade Valenciana e torcer para que o compatriota não completasse entre os quatro primeiros. O piloto da Yamaha até fez sua parte, mas Márquez subiu ao pódio e levou o campeonato.
Segundo no grid de largada, Lorenzo deixou o rival pelo título para trás e assumiu a dianteira, seguido pelos pilotos da Repsol Honda (Márquez e o também espanhol Dani Pedrosa) e por seu companheiro de equipe, o italiano Valentino Rossi.
Lorenzo e Pedrosa protagonizaram uma das disputas mais intensas da temporada nas dez primeiras voltas, esbarraram moto com moto mais de uma vez. Até que na décima volta os dois se tocaram mais forte, e Márquez se aproveitou para ultrapassar os dois.
Cauteloso, o piloto de 20 anos preferiu não arriscar e praticamente abriu passagem para que o rival recuperasse a ponta um minuto depois. Também não se arriscou a quatro voltas do fim, quando perdeu o segundo lugar para Pedrosa, e chegou em terceiro lugar, o suficiente para ser campeão.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião