O brasileiro Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, é o novo líder do ranking mundial do surfe. Para isso, bastou uma vitória na primeira fase da terceira etapa da temporada do ASP World Tour, que começou nesta quarta-feira (9), no Rio. Mesmo porque, o norte-americano Kelly Slater, que ocupava a liderança até então, não está disputando a competição brasileira por causa de uma contusão.
Maior nome da história do surfe, com 11 títulos mundiais conquistados, Slater estava na liderança do ranking depois de duas etapas disputadas nesta temporada do ASP World Tour - ambas na Austrália. Com a ausência dele no Rio, Mineirinho, que estava em segundo lugar, já somou pontos suficientes para ultrapassá-lo. Agora, o brasileiro vai em busca do troféu em casa.
Nesta quarta-feira, na Praia do Arpoador, Mineirinho conseguiu fazer 14.80 e venceu o também brasileiro Willian Cardoso (11.40) e o australiano Kai Otton (14.53). "Estou feliz em ter passado essa bateria. Comecei bem com uma boa onda e deu tudo certo", comemorou o novo líder do ranking, que defende o título conquistado na temporada passada na etapa do Brasil.
Apesar de Mineirinho estar na frente, vários surfistas podem assumir a liderança do ranking, dependendo dos resultados da etapa do Rio. Mais dois brasileiros já passaram direto para a terceira fase - Miguel Pupo e Alejo Muniz -, após vitórias nesta quarta-feira, enquanto outros sete representantes do Brasil não conseguiram vencer e caíram na repescagem.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião