Mineirinho terminou em primeiro lugar a etapa carioca do ASP World Tour nesta quarta-feira| Foto: Reuters

O brasileiro Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, é o novo líder do ranking mundial do surfe. Para isso, bastou uma vitória na primeira fase da terceira etapa da temporada do ASP World Tour, que começou nesta quarta-feira (9), no Rio. Mesmo porque, o norte-americano Kelly Slater, que ocupava a liderança até então, não está disputando a competição brasileira por causa de uma contusão.

CARREGANDO :)

Maior nome da história do surfe, com 11 títulos mundiais conquistados, Slater estava na liderança do ranking depois de duas etapas disputadas nesta temporada do ASP World Tour - ambas na Austrália. Com a ausência dele no Rio, Mineirinho, que estava em segundo lugar, já somou pontos suficientes para ultrapassá-lo. Agora, o brasileiro vai em busca do troféu em casa.

Nesta quarta-feira, na Praia do Arpoador, Mineirinho conseguiu fazer 14.80 e venceu o também brasileiro Willian Cardoso (11.40) e o australiano Kai Otton (14.53). "Estou feliz em ter passado essa bateria. Comecei bem com uma boa onda e deu tudo certo", comemorou o novo líder do ranking, que defende o título conquistado na temporada passada na etapa do Brasil.

Publicidade

Apesar de Mineirinho estar na frente, vários surfistas podem assumir a liderança do ranking, dependendo dos resultados da etapa do Rio. Mais dois brasileiros já passaram direto para a terceira fase - Miguel Pupo e Alejo Muniz -, após vitórias nesta quarta-feira, enquanto outros sete representantes do Brasil não conseguiram vencer e caíram na repescagem.