Mineirinho levanta o tradicional troféu com um sino dado aos vencedores em Bells Beach| Foto: Kirstin Scholtz / Reuters

Sob chuva e com ondas de até dois metros, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu a etapa de Bells Beach, na Austrália, do WCT, o circuito mundial de surfe. Ele balançou o sino dado ao vencedor – cena tradicional na localidade – pela primeira vez na carreira.

CARREGANDO :)

"Este evento aqui em Bells é um dos mais importantes no Tour para mim", disse Mineirinho no pódio. "Surfistas como o Andy Irons, Kelly Slater, meu herói Mick Fanning, todos eles já tocaram o sino aqui. Tenho vindo há muitos anos, amo esse lugar e estou muito feliz agora", comemorou o brasileiro.

Ele celebrou a conquista após superar dificuldades no início do ano. "Vivi um momento difícil recentemente, comecei 2013 sem um patrocinador pela primeira vez em muitos anos. Eu tinha de acreditar que alguma empresa iria acreditar em mim e aconteceu, então quero agradecer à marca Pena [de moda para surfistas] por ter acreditado em mim e aqui estou. Tenho um monte de gente para agradecer, mas tudo que quero fazer agora é tocar o sino".

Publicidade

A vitória de Mineirinho acontece exatamente antes de ele competir em casa. "A próxima etapa é no Brasil [no Rio de Janeiro] e esta vitória aqui foi muito importante para mim", disse o surfista. "Eu me sinto confortável competindo em casa, mas também tem uma pressão a mais por isso. Quero aproveitar esta vitória, depois recarregar as forças e espero conseguir surfar bem no Brasil".

Na campanha para faturar o título em Bells Beach, ele derrotou o australiano Mick Fanning – campeão da etapa no ano passado – nas quartas de final por 14,33 pontos a 13,76. Na mesma fase, os brasileiros Filipe Toledo e William Cardoso foram eliminados.

Nas semifinais, Mineirinho venceu o sul-africano Jordy Smith por 18,44 a 18,40 e se classificou para a decisão diante do norte-americano Nat Young. O brasileiro ficou na frente em toda bateria e faturou o título com a pontuação de 16,26 a 15,83.

Com o resultado, o norte-americano Kelly Slater, que venceu a primeira etapa, permanece na liderança do circuito, com 11.750 pontos. Os vice-líderes são os australianos Mick Fanning e Taj Burrow, com 11.700. Mineirinho, que havia ido mal na primeira disputa, agora é o quarto colocado, com 10.500.

A terceira etapa será disputada no Rio a partir do dia 9 de maio. O havaiano John John Florence foi o vencedor no ano passado.

Publicidade

Com informações da Agência Estado