Meadowlark Lemon, um habilidoso atleta e animador de quadras de basquete que encantou plateias ao redor do mundo como uma atração especial do Harlem Globetrotters por cerca de 25 anos, morreu aos 83 anos, informou o The New York Times nesta segunda-feira.
Lemon morreu no domingo em Scottsdale, Arizona, disse sua esposa, Cynthia Lemon, de acordo com o Times.
Lemon era o mestre indiscutível de truques, como o gancho de longo alcance, que agradaram multidões durante os anos em que vestiu o uniforme vermelho, branco e azul dos Globetrotters.
De acordo com o site oficial da equipe, ele jogou mais de 7.500 jogos consecutivos, equivalente a mais de 92 temporadas da NBA, em mais de 100 países, com plateias que incluíram da rainha Elizabeth a três papas. No fim dos anos 60, o sucesso levou os Globetroters a virarem personagens no desenho animado do Scooby-doo. Depois, o grupo ganhou sua própria versão na TV, os Superglobetroters.
Nascido Meadow Lemon III, na Carolina do Norte, Estados Unidos, tinha pouca familiaridade com o basquete até ver um filme sobre os Globetrotters quando tinha 11 anos. Ele foi dominado ao ver homens negros participando de um jogo durante os tempos de segregação racial.
“Eles pareciam fazer a bola falar”, disse Lemon quando introduzido no Hall da Fama do Basquete, em 2003. “Eu disse, ‘isto é meu. Isto é para mim’. Estava recebendo uma visão, estava recebendo um sonho no meu coração”.
Após frequentar por pouco tempo a universidade e servir no Exército dos EUA, o sonho de Lemon se tornou realidade quanto se juntou aos Globetrotters em 1954. Em 1958 ele entrou no lugar de Goose Tatum como principal animador da equipe, posição que manteve por 20 anos.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião