A espanhola Garbiñe Muguruza se classificou nesta quinta-feira (9) para a final do torneio de Wimbledon, a primeira da carreira em um Grand Slam, ao vencer a polonesa Agnieszka Radwanska por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3, em 1h55.
Na quadra central do All England Club, em Londres, a tenista nascida na cidade venezuelana de Guatire se tornou a primeira representante da Espanha a chegar à decisão na grama sagrada desde o vice de Arantxa Sánchez em 1996.
Muguruza, que tinha como melhores resultados em Grand Slams as quartas de Roland Garros no ano passado e neste ano, demonstrou na capital britânica uma evolução incrível em uma superfície na qual disputou apenas 20 jogos no circuito profissional.
Pelo caminho, a número 20 do mundo deixou duas atletas do top 10, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, quinta colocada do ranking da WTA, e a alemã Angelique Kerber, 10ª, além da suíça Timea Bacsinszky, semifinalista no saibro parisiense.
Sem se intimidar em uma quadra lotada, Muguruza foi arrasadora no primeiro set e quebrou o serviço de Radwanska duas vezes para vencer por 6/2. Na segunda parcial, a espanhola abriu uma quebra de vantagem, mas acusou o nervosismo, sofreu uma queda de rendimento e levou a virada em 6/3 após perder cinco games seguidos.
No set decisivo, a polonesa, 13ª do ranking, abriu 1/0, mas perdeu a vantagem logo no game seguinte. Muguruza então voltou a aproveitar um break point no sexto game, fez 4/2 e administrou a diferença até fechar em 6/4.
Na grande final, no próximo domingo, a espanhola terá pela frente a americana Serena Williams ou a russa Maria Sharapova, que se enfrentam ainda nesta quinta-feira.
Deixe sua opinião