Rafael Nadal voltará às quadras no Brasil Open, em fevereiro| Foto: Reuters

Após ser confirmado como principal atração do Brasil Open, em fevereiro, Rafael Nadal comemorou o retorno ao país, onde faturou um dos seus primeiros títulos da carreira, e exaltou sua volta antecipada ao circuito profissional.

CARREGANDO :)

"Estou contente por poder jogar novamente no Brasil", declarou o espanhol, atual número quatro do mundo, em entrevista ao canal espanhol TV3. Considerado o maior tenista de saibro da história, Nadal iniciou sua carreira vitoriosa com o troféu do Brasil Open de 2005, ainda disputado na Costa do Sauipe, quando tinha apenas 18 anos.

Foi seu segundo troféu no circuito profissional. Oito anos depois, o espanhol poderá utilizar a competição brasileira para recuperar sua melhor forma técnica, após estar afastado das quadras desde o fim de junho de 2012. Ele aproveitou a queda precoce em Wimbledon para tratar uma lesão crônica no joelho esquerdo.

Publicidade

Desde que se afastou das quadras, Nadal abriu mão de disputar os Jogos Olímpicos de Londres, onde seria o porta-bandeiras da Espanha, o US Open, o ATP Finals e a final da Copa David. Tentou retornar no Aberto da Austrália, que teve início na segunda-feira, mas desistiu por conta de um problema estomacal.

Fora do primeiro Grand Slam do ano, o espanhol pretendia voltar às competições no ATP 500 de Acapulco, no México, no fim de fevereiro. Mas decidiu antecipar o retorno, no Brasil Open, com início no dia 11 do mesmo mês.

"Estou especialmente feliz por poder voltar duas semanas antes do previsto. Isso significa que as coisas estão indo bem", afirmou o espanhol, que vem treinando em Barcelona.

A participação no Brasil Open confirma a estratégia do tenista em dar maior atenção aos torneios disputados em saibro, neste seu retorno às quadras. O piso mais lento favorece a sua recuperação física, além de evitar um desgaste excessivo em seu joelho, o que poderia acontecer em uma quadra dura.

Publicidade