Rafael Nadal precisa de duas vitórias em Londres para fechar a temporada 2013 no topo do ranking mundial| Foto: Yoan Valat / EFE

Teliana

A brasileira Teliana Pereira subiu duas posições no ranking da WTA, mesmo sem entrar em quadra. Número 1 do país na lista internacional, a pernambucana radicada no Paraná ocupa agora a 90ª posição. Aos 25 anos, ela espera terminar a temporada no top 100, o que renderia uma vaga direta para a disputa da chave principal do Aberto da Austrália de 2014 – o país não tem representante feminina em torneios de Grand Slam desde 1993, com Andrea Vieira. A número 2 do Brasil é Paula Gonçalves, que aparece em 271ª lugar na lista.

CARREGANDO :)

O espanhol Rafael Nadal inicia hoje, em Londres, a tentativa para encerrar a temporada 2013 de maneira perfeita e com um feito inédito. O atual líder do ranking encara o compatriota David Ferrer, às 12 h (de Brasília), pelo grupo A do ATP Finals – torneio que reúne os oito melhores ranqueados do planeta.

Nadal precisa de duas vitórias no torneio para fechar a temporada no topo. "Se acontecer de novo, será perfeito", falou ele, que foi o número um em 2008 e em 2010. Nunca um tenista foi capaz de voltar ao número um ao final do ano por duas vezes após perder a posição. "Mas a história da temporada será que fui capaz de voltar, vencer e ser competitivo em um curto período", completou ele, que ficou sete meses fora por lesão e voltou ao circuito em fevereiro.

Publicidade

Ontem, inclusive, o jogador recebeu o título de melhor retorno do ano da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Mesmo assim, Nadal usa um discurso cauteloso antes de entrar em quadra na última competição da temporada. Ele afirma não estar nas condições ideais, lembra que o piso sintético não é sua especialidade e joga a responsabilidade para aquele que pode tirá-lo do trono, o sérvio Novak Djokovic.

Para voltar a ser o primeiro da lista, Djokovic tem de ser campeão e torcer contra o concorrente. A participação do sérvio também começa nesta terça-feira, diante do ex-número 1 Roger Federer, em duelo marcado para as 18 horas.

Nadal conquistou dez títulos na temporada, mas vem de tropeços nas últimas competições, em Xangai e Paris. Alega estar desgastado fisicamente pela enorme quantidade de partidas disputadas no ano – 77 jogos, com 71 vitórias –, mas promete lutar "o quanto puder" para levantar a taça do torneio pela primeira vez na carreira. Na avaliação do tenista espanhol, porém, o importante nesta temporada foi ter conseguido voltar a jogar em alto nível e vencer competições. "Estar em forma, jogar grandes torneios é mais importante do que a liderança", finalizou.

Brasileiros também estreiam nas duplas hoje. Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya pegam Leander Paes (IND) e Radek Stepanek (TCH). Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig encaram os irmãos Bob e Mike Bryan (EUA).

Ao vivo

Publicidade

Ferrer x Nadal, às 12 h, no SporTV2; Djokovic x Federer, às 18 h, no SporTV2.