Rafael Nadal voltou a sofrer em quadra no Brasil Open. Depois de uma batalha contra o argentino Carlos Berlocq no dia anterior, o tenista espanhol teve dificuldade para superar neste sábado o também argentino Martin Alund, sensação do torneio, e confirmar o seu lugar na final do ATP 250 disputado em São Paulo. Dessa vez, a vitória foi por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (2/7) e 6/1.
Como havia previsto na sexta-feira, após bater Berlocq, Nadal precisou sofrer para faturar mais uma vitória na competição. Na semifinal deste sábado, ele fez um bom primeiro set, mas caiu de rendimento durante o segundo e cometeu muitos erros no tie-break. Acabou perdendo a parcial para o número 111 do mundo. Contudo, se recuperou na sequência e fechou o jogo após 1 hora e 56 minutos.
Enquanto Alund comemora seu grande resultado no Brasil Open, Nadal se prepara para a sua segunda final em solo brasileiro. Em 2005, ele faturou o título do torneio quando ainda era disputado na Costa do Sauipe (BA). Desta vez, terá pela frente o argentino David Nalbandian, ex-número 3 do mundo - ocupa atualmente a 93ª colocação no ranking -, em um duelo muito aguardado pela torcida.
A final deste domingo será o sétimo confronto entre os dois tenistas no circuito da ATP. Número 5 do mundo, Nadal lidera o retrospecto diante do argentino com quatro vitórias e duas derrotas, ambas sofridas ainda em 2007 - depois disso, foram só triunfos do espanhol.
Neste domingo, Nadal espera superar a decepção do vice-campeonato tanto em simples quanto em duplas no torneio da semana anterior no Chile. Ele não levanta um troféu desde o heptacampeonato conquistado em Roland Garros, em junho do ano passado. A decisão do Brasil Open está marcada para começar às 13 horas, no mesmo Ginásio do Ibirapuera - não há mais ingressos disponíveis.
O jogo
Mais regular do que nas partidas anteriores, Nadal jogou melhor neste sábado e, salvo dois break points que precisou defender no início, dominou o rival e venceu o primeiro set sem maiores dificuldades. A vantagem surgiu com uma quebra de saque no oitavo game.
O segundo set começou equilibrado, mas com um Nadal um pouco mais confiante em quadra. Apostando no saque, o espanhol era ligeiramente melhor e tinha facilidade para confirmar seu saque. Alund mantinha o confronto equilibrado, com eficientes golpes de direita, apesar de demonstrar certo cansaço. Ele disputava sua sétima partida seguida nesta semana, por ter passado pelo qualificatório.
O duelo acabou decidido no tie-break. Nadal voltou a jogar mal e cometeu erros em série, incluindo uma dupla falta. Alund aproveitou sua chance. Venceu o set e empatou a partida. Depois do susto, o espanhol "acordou" e começou a terceira parcial em ritmo fulminante. Quebrou o saque do argentino no início e abriu 3/0.
Embalado, Nadal cresceu na partida. Mostrou maior confiança e até protagonizou bons momentos. Alund teve dificuldade para acompanhar o ritmo do rival e acabou sofrendo nova quebra. O espanhol, então, sacou para o jogo e confirmou o favoritismo ao fechar o terceiro set em 6/1, com um voleio na rede.
Deixe sua opinião