O espanhol Rafael Nadal conseguiu no início da madrugada desta sexta-feira (15) - horário de Brasília - a sua mais expressiva vitória no retorno ao tênis após longo período de afastamento por causa de uma lesão no joelho. Pelas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells, o atual número 5 do mundo derrotou o suíço Roger Federer, segundo colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, em 1 hora e 24 minutos.
Como Nadal ficou um longo período sem entrar em quadra, o duelo com Federer, um dos principais clássicos do tênis, não acontecia há exatamente um ano. Em 2012, eles se encontraram nas semifinais em Indian Wells, com vitória do suíço, que posteriormente faturou o título do Masters 1000 californiano.
Desta vez, porém, Nadal se deu melhor e ampliou a sua vantagem no confronto direto com Federer para 19 a 10. Além disso, o espanhol passa a acumular 12 vitórias seguidas na volta às quadras, com os títulos do Brasil Open e do Torneio de Acapulco, ambos disputados em quadras de saibro, sua especialidade - em Indian Wells o piso é rápido.
Classificado para as semifinais, Nadal vai enfrentar o tcheco Tomas Berdych, sexto colocado no ranking da ATP, que eliminou o sul-africano Kevin Anderson (6/4 e 6/4). O espanhol está em vantagem de 12 a 3 no confronto direto durante a carreira.
Nadal e Federer fizeram um duelo igual até o sétimo game do primeiro set, quando o espanhol conseguiu uma quebra de serviço para abrir 4/3. Depois, confirmou o seu saque mais duas vezes para fechar a parcial em 6/4.
Embalado, começou o segundo set em ritmo forte, conseguiu duas quebras de serviço e abriu 3/0. Federer ainda esboçou uma reação e diminuiu a vantagem do espanhol para 3/2 ao devolver uma das quebras. Nadal, porém, retomou o controle do duelo, venceu três games seguidos e fechou a parcial em 6/2 para garantir a classificação.
Deixe sua opinião