Rafael Nadal comemora vitória sobre Thomas Berdych, que garantiu vaga na final de Indian Wells| Foto: Danny Moloshok / Reuters

Os sete meses de recuperação de uma lesão no joelho e a incerteza de voltar a jogar tênis em alto nível fazem parte de um passado cada vez mais distante para Rafael Nadal. Neste sábado, ele voltou a provar porque é um dos melhores do mundo na modalidade e derrotou o tcheco Tomas Berdych para chegar à decisão do Masters 1000 de Indian Wells, sua quarta final em quatro torneios disputados desde a recuperação.

CARREGANDO :)

Superior ao longo de todo o confronto, Nadal bateu Berdych por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, em 1h43min de jogo. Ele enfrenta o argentino Juan Del Potro, que surpreendeu e tirou o número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic da decisão.

Antes de Indian Wells, Nadal já havia alcançado as finais dos torneios de Viña del Mar, São Paulo e Acapulco - venceu estes últimos dois - em 2013. Além da classificação, o espanhol pôde comemorar neste sábado a manutenção da freguesia diante de Tomas Berdych, chegando à 13.ª vitória em 16 partidas contra o tcheco.

Publicidade

Na decisão, no entanto, ele deve encontrar mais dificuldade, independentemente do adversário. Diante de Novak Djokovic, atual número 1 do ranking, Nadal tem 19 vitórias e 14 derrotas. Já contra Del Potro, são sete triunfos em dez confrontos.

Neste sábado, o espanhol soube impor seu jogo de fundo de quadra para vencer. No segundo set ele chegou a ficar atrás no placar depois que Berdych quebrou seu serviço, mas devolveu a quebra pouco depois e conseguiu mais um game no saque do adversário no final para chegar à vitória.