LeBron James na derrota do Miami Heat para o Memphis Grizzlies, de Mike Conley, na noite desta quarta-feira| Foto: Justin Ford / USA Today Sports

A NBA anunciou nesta quinta-feira (10) que voltará a realizar uma partida da pré-temporada no Brasil, no dia 11 de outubro, no Rio. Desta vez, com um duelo que pode reunir sua principal estrela, LeBron James, do Miami Heat, e o brasileiro Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers. Porém não há garantias de que eles continuarão nos atuais times após o fim da temporada 2013/2014.

CARREGANDO :)

LeBron tem contato com o Heat por mais dois campeonatos, mas com a opção de sair antes se for o seu desejo. O mesmo vale para os dois outros astros da equipe, Chris Bosh e Dwyane Wade. Sem o trio, o atual bicampeão da NBA se tornaria um time comum.

Assim como é atualmente o Cavaliers de Varejão, fora até da briga pelos playoffs nesta temporada. Seria atração justamente por causa do Brasileiro. Porém, apesar de ele também ter contrato, a equipe pode decidir ao final desta temporada se quer ou não mantê-lo.

Publicidade

Mesmo assim, o diretor-executivo da NBA no Brasil, Arnon de Mello, se mostrou empolgado: "Ter no Brasil o Cleveland Cavaliers, do nosso Anderson Varejão, e o Miami Heat, atual bicampeão da liga e um dos fortes candidatos ao título desse ano, disputando o segundo jogo oficial da NBA no Rio de Janeiro, é muito especial. Isso mostra o quanto o mercado brasileiro é uma prioridade para a liga. Tenho certeza de que os nossos fãs vão ficar muito felizes com essa notícia".

O jogo entre Heat e Cavaliers é um dos cinco que compõem o calendário do NBA Global Games 2014 e serão realizados em quatro países. A programação incluirá ainda jogos da temporada regular, que serão anunciados em breve pela liga.

Atualmente em seu décimo ano nos Estados Unidos, Varejão tem a chance de disputar pela primeira vez uma partida da NBA no Brasil. "Estamos muito ansiosos para jogar diante dos fãs brasileiros. Essa viagem vai oferecer ao nosso time uma grande oportunidade de experimentar algo especial, junto com alguns parceiros e membros da família Cavaliers. Estamos orgulhosos de representar Cleveland em um cenário internacional, como esse, é gratificante fazer parte desse movimento", disse Mike Brown, técnico do Cavs.

Pat Riley, presidente do Heat, lembrou das viagens em outros anos. "Depois de uma viagem a Tel Aviv, em 1999, algumas visitas ao Caribe, viagens a Londres e Paris em 2008, além da recente passagem por Pequim e Xangai, em 2012, que foram experiências incríveis para o nosso time, esse é um novo capítulo para que possamos continuar a mostrar o jogo em todos os cantos do mundo. É um prazer para nós ir ao Rio de Janeiro e enfrentar o Cleveland Cavaliers, mostrar o basquete do Miami Heat para o povo da América do Sul", discursou.

Esta será a segunda partida da pré-temporada da NBA em solo brasileiro. Em outubro do ano passado, também na HSBC Arena, no Rio, o Chicago Bulls derrotou o Washington Wizards, do brasileiro Nenê, por 83 a 81.

Publicidade

Além do jogo no Rio, o NBA Global Games também terá outras quatro partidas em outubro. O San Antonio Spurs vai jogar em Berlim, no dia 8 de outubro, contra o Alba Berlin, oito vezes campeão alemão, na O2 World Arena. Em seguida, enfrentará o Fenerbahçe Ülker Istanbul, pentacampeão da Liga da Turquia, na Ülker Sports Arena, no dia 11.

Os dois outros jogos serão na China, entre o Brooklyn Nets e o Sacramento Kings. Os times vão duelar em 12 de outubro, na Mercedes-Benz Arena, em Xangai, e no dia 15, no MasterCard Center, em Pequim.