A apresentadora Oprah Winfrey confirmou nesta terça-feira (15) os rumores de que Lance Armstrong confessou ter se dopado durante a sua carreira no ciclismo, em entrevista gravada na segunda-feira. Ela declarou à rede de tevê norte-americana CBD que não planejava comentar a confissão antes da entrevista ir ao ar, mas que não pode negar as informações divulgadas pela imprensa nos Estados Unidos.
"Entre o tempo em que deixei Austin [onde é a residência de Armstrong - local de gravação da entrevista] e desembarquei em Chicago, vocês todos já confirmaram isso", afirmou Winfrey. "Então eu estou sentada aqui agora, porque já foi confirmado", acrescentou a apresentadora, que não revelou outros detalhes sobre a confissão de Armstrong. A entrevista será dividida em duas partes e a primeira irá ao ar na quinta-feira.
"Foi surpreendente para mim. Diria que para mim, minha equipe, todos que estávamos na sala, estávamos hipnotizados e fascinados por algumas das suas respostas", explicou Winfrey. Ela avaliou que Armstrong estava pronto para fazer a confissão. "Penso que certamente havia se preparado para este momento", disse.
A confissão do ex-ciclista era esperada nos últimos dias nos Estados Unidos, mas marca uma mudança de postura do atleta, que sempre negou ter utilizado substâncias proibidas e nunca testou positivo em exames antidoping.
No ano passado, Armstrong foi banido do esporte e teve os seus sete títulos da Volta da França retirados após a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA, na sigla em inglês) ter apresentado um extenso relatório no qual mostrava que o ciclista utilizou substâncias proibidas. A agência, inclusive, classificou o esquema com o "programa de dopagem mais sofisticado, profissional e bem-sucedido já visto no esporte".
O ex-atleta anunciou posteriormente que não iria se defender das acusações, mesmo as refutando. Agora, porém, decidiu mudar de postura e, inclusive, segundo fontes não identificadas, teria pedido desculpas aos membros da Livestrong, fundação de combate ao câncer criada por ele - que se recuperou de um tumor no testículo durante a carreira e voltou a competir.
Diante dos rumores, agora confirmados por Winfrey, a União Ciclística Internacional (UCI) emitiu um comunicado oficial nesta terça afirmando que se Armstrong tiver realmente se dopado ele deverá depor ante a comissão independente criada para a investigar as denúncias da USADA.