Com a intenção de reagir contra o terrorismo e mostrar solidariedade a Boston, cidade norte-americana atingida por um atentado durante sua maratona na segunda-feira, a organização da Maratona de Londres confirmou a realização da tradicional prova no próximo domingo (21).
A capital inglesa, palco dos Jogos Olímpicos de 2012, tem sido um alvo para os terroristas, e esse tipo de preocupação se intensificou antes da corrida do final de semana depois das cenas de terror em Boston, onde bombas explodiram durante a prova, matando três pessoas e ferindo muitas outras que acompanhavam a chegada dos atletas.
O ministro britânico do Esporte, Hugh Robertson, disse que a Maratona de Londres, assistida por estimados 500 mil espectadores e cujo trajeto atravessa os marcos históricos mais famosos da cidade, deve ser realizada como planejada para mostrar que "não seremos acovardados por este tipo de comportamento".
"A melhor maneira de reagirmos é seguir em frente com a maratona no domingo, para as pessoas nas ruas e para celebrá-la como sempre fazemos", disse Robertson em entrevista à rede britânica BBC nesta terça-feira.
"Estamos absolutamente confiantes de que podemos manter o evento protegido e seguro. Acho que é um daqueles incidentes onde a melhor maneira de mostrar solidariedade a Boston é continuar com a prova e enviar uma mensagem muito clara aos responsáveis [pelas explosões]", completou o ministro.
A segurança passou a ser analisada mais profundamente na capital inglesa depois dos incidentes nos Estados Unidos. "A maratona seguirá em frente como planejado para domingo, embora continuemos a rever a segurança com a Polícia Metropolitana nos próximos dias", disse o chefe executivo do evento, Nick Bitel, em entrevista ao site oficial da prova.
"A Maratona de Londres estará em contato com os corredores por meio de seus e-mails e eles ouvirão de nós informações diárias. Tentaremos manter nossos corredores atualizados ao longo deste período", prometeu Bitel.
A prova na capital inglesa é uma das seis mais importantes do mundo, ao lado das que acontecem em Tóquio, Boston, Berlim, Chicago e Nova York, e contará com a participação de cerca de 37.500 participantes.