A Superliga Nacional de futebol americano, principal torneio do esporte no país, começa neste fim de semana. A primeira edição do campeonato, que unifica as duas maiores ligas nacionais (Torneio Touchdown e LBFA), terá a participação de quatro times paranaenses.
Com times de destaque no cenário nacional, o estado estará muito bem representado na competição. Não será surpresa se o vencedor do Brasil Bowl 2016 for paranaense.
Regulamento
O campeonato funciona da seguinte forma: os 31 times estão separados em quatro conferências. Na Sul, há dois grupos (A e B).
O grupo A é formado por Coritiba Crocodiles, Brown Spiders FA e White Sharks Istepós (SC). Já o grupo B conta com Foz do Iguaçú Black Sharks, Juventude FA (RS), Paraná HP e Timbó Rex (SC).
Os campeões de cada grupo e as duas equipes com melhor índice técnico dentro da conferência se classificam para os playoffs. O último colocado da conferência será rebaixado para a Liga Nacional, torneio de acesso para a Superliga.
Coritiba Crocodiles
Após perder um título estadual pela primeira vez, o Crocodiles foi atrás de reforços para a Superliga. Entre eles se destacam o quarterback norte-americano Drew Banks, campeão mundial em 2015, Diego Taylor, center da seleção brasileira, e Bruno Miyasaki, ex-quarterback do Maringá Pyros. O Croco busca seu terceiro título brasileiro, tendo vencido as edições de 2013 e 2014 do Brasil Bowl.
“Será o campeonato mais disputados da história do futebol americano nacional, e participar de algo tão importante já é motivo de orgulho. O Crocodiles sempre chegou com força nos playoffs, e não teria sentido esperarmos algo diferente”, diz Delmer Zoschke, atleta e vice- presidente da equipe.
Destaques: Adan Rodriguez, Fernando Alves, Bruno Santucci e Delmer Zoschke (todos defenderam a seleção brasileira do Mundial de Ohio).
Tabela do Coritiba Crocodiles:
10/07 - Paraná HP (mandante)
06/08 - Brown Spiders FA (visitante)
20/08 - Juventude FA (visitante)
03/09 - Foz Black Sharks (mandante)
24/09 - White Sharks Istepós (visitante)
08/10 - Timbó Rex (mandante)
Paraná HP
Depois de acabar com a hegemonia do Coritiba no último estadual, o time oriundo da fusão entre Hurricanes e Predadores (significado da sigla HP) quer alçar voos maiores. Com uma equipe que mescla juventude e experiência e uma excelente estrutura para treinos e jogos, o time que manda suas partidas em Campo Largo tem tudo para chegar aos playoffs. Também se reforçou, trazendo um dos destaques defensivos do campeonato, o maringaense Valter Júnior, além de Tiago Dalcanale, quarterback do Jaraguá Breakers.
“Nós trouxemos reforços para este campeonato histórico. Já anunciamos dois e ainda esta semana apresentaremos mais outro grande reforço. Estamos trabalhando especificamente para a Superliga, e quem nos segue verá um HP diferente”, aposta Carlos Copi, coordenador defensivo do Paraná HP.
Destaques: Ectore Scuissiatto, Eduardo Viana, Maycon Rodrigues e Anderson Kvas.
Tabela do Paraná HP
10/07 - Coritiba Crocodiles (visitante)
24/07 - Foz Black Sharks (mandante)
06/08 - Juventude FA (visitante)
21/08 - Brown Spiders FA (mandante)
24/09 - Timbó Rex (visitante)
09/10 - White Sharks Istepós (mandante)
Brown Spiders FA
Com um dos melhores ataques aéreos da liga, o Brown Spiders cresceu muito desde a fusão com o UFPR Legends. Dono do único estádio exclusivamente utilizado para futebol americano de Curitiba, o time comandado pelo norte-americano Wayne Lucero vem crescendo gradativamente e pode surpreender os favoritos da conferência. Terceiro colocado no Estadual 2016, agora pretende se consolidar entre os grandes do Brasil, e para isso conta com norte-americano Todd Jordan, destaque da defesa do Spiders.
“Nós pretendemos fazer um ótimo campeonato e obter nossa classificação aos playoffs. Vamos confiantes no trabalho que vem sendo feito e na união da equipe”, afirma Valdomiro Junior, atleta e diretor de marketing da equipe.
Destaques: Anderson Candioto, Athos Daniel, Fabio Marques, Valdomiro Junior e Todd Jordan.
Tabela do Brown Spiders FA
09/07 – Juventude FA (visitante)
23/07 – White Sharks Istepós (visitante)
06/08 – Coritiba Crocodiles (mandante)
21/08 – Paraná HP (visitante)
10/09 – Timbó Rex (mandante)
08/09 – Foz Black Sharks (mandante)
Foz do Iguaçu Black Sharks
Com mais tempo para trabalhar, uma vez que foi eliminado na primeira rodada dos playoffs do campeonato paranaense, o time da Tríplice Fronteira pretende ser a surpresa da Conferência Sul. Único representante do interior do estado na Superliga, o time que já conquistou um título nacional (LBFA - 2014), aposta novamente em atletas mexicanos para suprir as necessidades que tinham no plantel.
“Estamos trabalhando para chegar aos playoffs. Sabemos das dificuldades do campeonato, mas estamos trabalhando forte para fazermos um bom campeonato”, diz Emerson Rodrigues Alves, diretor e atleta da equipe.
Destaques: Emerson Alves, Elio Jacob, Alexandre “Lek” Borba, João Abreu e Marcos “Gasinho” Vasconcelos.
Tabela do Foz do Iguaçu Black Sharks
24/07 – Paraná HP (visitante)
06/08 – Timbó Rex (mandante)
20/08 – White Sharks Istepós (mandante)
03/09 – Coritiba Crocodiles (visitante)
24/09 – Juventude FA (mandante)
08/10 – Brown Spiders FA (visitante)
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas