Ricardo Zonta, Julio Campos e Gabriel Casagrande, os paranaenses no grid de largada da temporada 2014 da Stock Car, têm uma missão em mente: quebrar o jejum de dez anos sem título do estado na principal categoria do automobilismo nacional. O cascavelense David Muffato, em 2003, foi o último piloto local a erguer o troféu. A primeira etapa do campeonato será amanhã, às 10h30, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O longo jejum não desanima o curitibano Ricardo Zonta, 37 anos, o mais experiente do grupo. "O torcedor paranaense se envolve muito com os ganhadores da corrida que ocorrem no estado, a identificação que gera é enorme", admite o vencedor da última etapa da temporada 2013, em São Paulo.
Julio Campos, 32 anos, também de Curitiba, ressalta que os investimentos foram maiores neste ano. "Somos poucos, mas somos bons representantes do estado. Pretendo disputar o título até a última corrida do campeonato", garante.
Já Gabriel Casagrande, 19 anos, o mais novo do trio, faz sua estreia como piloto fixo neste ano, após ter corrido três provas em 2013 como substituto. O cascavelense espera que o Paraná o acolha e impulsione sua participação, já que esta temporada prevê duas corridas em Curitiba e uma em Cascavel. "25% do campeonato será disputado aqui [no estado]. Contar com o apoio da torcida é um diferencial importantíssimo", explica o piloto.
Para conquistar o troféu, os paranaense vão encarar novidades técnicas e no regulamento das corridas. Haverá corrida em dupla, grid invertido na largada e adoção do câmbio atrás do volante.
Cada piloto principal convidou outro corredor para se alternarem durante os 50 minutos de prova. Alguns dos convidados são estrangeiros, como é o caso de Diego Aventín, argentino que será parceiro de Zonta, e do italiano Alessandro Pier Guidi, que dividirá o carro com Daniel Serra. Há até uma dupla exclusivamente paranaense: o estreante Casagrande convidou o experiente Enrique Bernoldi.
Outra mudança é a adoção do sistema de grid invertido, utilizado em competições como a GP2. A primeira será mais longa e concederá uma pontuação maior. Na segunda prova de nove etapas, haverá a inversão das dez primeiras colocações alcançadas na primeira disputa. Deste modo, aquele que terminou a primeira prova do fim de semana em décimo lugar largará em primeiro e assim por diante.
Só não contarão com essa estrutura as etapas de abertura, encerramento e a Corrida do Milhão, que será em agosto.
As alterações também envolvem os aspectos técnicos dos carros. Os pneus passam a ser mais altos, largos e com mais borracha. A mudança no câmbio tem mais repercussão. A partir deste ano, a categoria adota o câmbio paddleshift atrás do volante, conhecido como "borboleta".
Ao vivoTreino classificatório da Stock Car, às 14 h, no SporTV.
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