Socorristas atendem Luis Salom e o encaminham para a ambulância, na Espanha: acidente fatal.| Foto: Josep Lago/AFP

O piloto espanhol de Moto2 Luis Salom morreu aos 24 anos nesta sexta-feira, depois de sofrer um grave acidente nos treinos livres do Grande Prêmio da Catalunha, informaram os organizadores.

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Salom caiu na curva 12 do circuito de Montmeló e permaneceu deitado na pista, ao lado da moto, antes de ser transferido para o hospital, onde “entrou em cirurgia, mas, apesar dos esforços da equipe médica, faleceu, às 16h55 (11h55 de Brasília)”.

Por ironia do destino, o piloto foi morto pela própria moto. Na queda, o espanhol escorregou na pista, no rastro da sua Kalex, que bateu em cima do muro de proteção inflável, mas voltou para cima de seu corpo causando lesões fatais na coluna.

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MUDANÇAS: acidente leva organizadores a alterar o traçado da corrida do fim de semana

Um helicóptero chegou a pousar na pista, mas o piloto da SAG Team foi evacuado de ambulância. “Devido às complicações e à severidade do seu estado, foi tomada a decisão de levá-lo pela estrada” ao Hospital Geral da Catalunha.

Choques de pilotos com outro concorrentes ou com a própria moto são as principais causas de mortes na modalidade. Salom sofreu o acidente quando faltavam 25 minutos para o final dos treinos livres da Moto2. A direção de corrida exibiu a bandeira vermelha e decidiu suspender totalmente a sessão.

Perfil

Luis Salom, em foto de arquivo: oitava temporada como piloto de motovelocidade. 

O espanhol, que disputava sua oitava temporada como piloto de motovelocidade, venceu nove corridas na sua carreira. Foi vice-campeão de Moto3 em 2012 ficou em terceiro no ano seguinte.

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Natural de Palma de Mallorca, ele ocupava a décima colocação do campeonato atual de GP2, categoria para a qual subiu em 2014. Foi o oitavo colocado nesse ano e 13º na temporada passada.

Talento precoce, a primeira vez em que subiu em uma moto foi aos dois anos de idade, competindo pela primeira vez aos oito.

A paixão foi transmitida pelo avô, que também foi piloto e tina uma loja de motos.

A última vítima fatal de um acidente numa competição de motovelocidade tinha sido o italiano Marco Simoncelli, que morreu durante o GP da Malásia, em 2011.

Muitas mortes ocorreram na motovelocidade até a década de 80, quando a situação melhorou com o fim das corridas em circuitos urbanos e a retirada das grades ditas “de segurança”.

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No GP da Espanha de Fórmula 1, o trecho da curva 12 possui uma chicane para obrigar os competidores a desacelerar.

Mudanças

Sob o impacto do acidente fatal com Luis Salom, a MotoGP resolveu agir e, embora tenha descartado a possibilidade de cancelar o fim de semana da etapa da Catalunha, optou pela realização de modificações na configuração do traçado do circuito de Barcelona, adotando uma versão mais lenta.

De acordo com a MotoGP, a família de Salom, os pilotos, as equipes e a comissão de segurança decidiram por dar prosseguimento ao fim de semana de prova dela e das suas categorias de suporte, a Moto2 e a Moto3.

Na reunião com a Comissão de Segurança da MotoGP, que contou com as presenças dos pilotos Marc Márquez, Andrea Iannone, Pol Espargaró, Jack Miller, Bradley Smith, Alvaro Bautista, Aleix Espargaró, Andrea Dovizioso, Tito Rabat e Cal Crutchlow, ficou definido que será adotado no restante do fim de semana o layout utilizado na Fórmula 1.

Assim, a MotoGP abriu mão de curvas de alta velocidade, como a 12, na qual Salom sofreu o seu acidente fatal. Esse layout já foi utilizado em testes oficiais da categoria em 2014 e agora será mais uma vez usado, mas agora nos dois últimos dias de um fim de semana de corrida.

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Para permitir que os pilotos se adaptem mais rapidamente ao novo traçado, a MotoGP decidiu ampliar o tempo dos treinos livres deste sábado da etapa da Catalunha, que antecederão a realização da sessão de classificação. A prova da principal categoria de motovelocidade do mundo continua agendada para as 9 horas (de Brasília) do domingo.