• Carregando...
Disputa de luta greco-romana entre Balint Lam, da Hungria, e Heiki Nabi, da Estônia, nos Jogos Europeus | SERGEY DOLZHENKO/EFE
Disputa de luta greco-romana entre Balint Lam, da Hungria, e Heiki Nabi, da Estônia, nos Jogos Europeus| Foto: SERGEY DOLZHENKO/EFE

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, exaltou o “poder do esporte” em transcender as diferenças políticas e culturais na cerimônia de inauguração dos Jogos Europeus. 

Bach compareceu à exuberante cerimônia, com direito a show da seis vezes ganhadora de Grammy Lady Gaga, na sexta-feira, ao lado de vários chefes de estado e de membros do COI.

Ele também compareceu às provas de triatlo, karatê e luta greco-romana, e falou sobre como o esporte unificou as nações envolvidas em tensas relações políticas.

“Nós vimos aqui atletas russos competindo ao lado de ucranianos. Tem também times da Sérvia e de Kosovo nestes Jogos, e vi atletas armênios ao lado dos anfitriões de Azerbaijão. Todos estes atletas estiveram juntos na cerimônia de abertura”, disse Bach em comunicado oficial neste domingo.

“Esse é o poder do esporte que une as pessoas independente de seu contexto político, credo ou nacionalidade. Isso é algo que o esporte pode fazer, talvez algo que só o esporte possa fazer.”

“A cerimônia de abertura foi verdadeiramente espetacular, cheia de história, simbolismo e cultura. A cerimônia e toda a organização dos Jogos Europeus refletem o trabalho maravilhoso que os organizadores tiveram em um período tão curto de tempo. Tem sido uma grande conquista.”

Aproximadamente 6 mil atletas irão competir em 20 esportes, dos quais 16 deles são olímpicos. Os Jogos vão até o dia 28 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]