• Carregando...

A mais tradicional prova do triatlo nacional chega hoje a sua 26.ª edição atraindo cada vez mais os atletas amadores. O Caiobá Sesc Triathlon, com largada a partir das 7 horas, na Praia Mansa de Caiobá, terá 1,2 mil participantes, que não levaram mais do que oito minutos para esgotar o limite de inscrições.

Entre os atletas da elite, os campeões de 2013, Fábio Carvalho e Fernanda Garcia confirmaram presença. Outros nomes do primeiro escalão que estarão na competição em formato olímpico – 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida – são Diogo Sclebin e os veteranos Juraci Moreira e Carla Moreno. Como uma das primeiras provas do calendário nacional, o Caiobá Sesc Triathlon acaba sendo descartado por alguns triatletas que não querem antecipar o desgaste físico.

"Continuamos atraindo os atletas de elite pela qualidade da organização da prova, mas cada vez mais a atenção é voltada aos triatletas amadores por ser uma das provas de menor custo do circuito, justamente porque desde a primeira edição nossa intenção é promover o triatlo. Tanto que desenvolvemos um projeto de iniciação esportiva com crianças e adolescentes de Matinhos. Este ano, teremos os dois primeiros atletas desse projeto competindo", destaca o coordenador geral da prova, Otton Bernardelli.

Josy Arcega Torres, 15 anos, é um desses dois garotos. Às vésperas da prova, ele diz que o mais difícil é controlar a ansiedade. "Para distrair, o jeito é treinar forte, o máximo possível. Só de saber que no domingo vou largar ao lado do Diogo Sclebin, do Juraci Moreira, grandes atletas do esporte, tenho uma grande motivação. Vou tentar grudar neles até o final da prova. Minha estratégia vai ser tentar, entender a estratégia deles e tentar fazer uma prova de natação muito forte", fala o estudante.

Na ala da elite, o paranaense Juraci Moreira, 34 anos, vai para sua 18.ª participação na prova, da qual é pentacampeão (1999, 2000, 2004, 2006 e 2008). Foi nessa prova, há 21 anos, o início da carreira que o levou a três Olimpíadas (Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008).

"Competir o Sesc Caiobá é como competir no quintal de casa, onde estou acostumado. Foi onde eu conheci o triatlo, lá em 1993. Na época só praticava natação, fui assistir a prova e fiquei impressionado com aquele esporte. Naquele dia resolvi que iria ser um triatleta. Com o tempo fui me interessando ainda mais a descobrir o funcionamento do esporte. Felizmente, pude realizar os meus sonhos de competição", relembra.

Serviço

Caiobá Sesc Triathlon – Largadas a partir das 7 horas, na Praia Mansa de Caiobá.

Categoria Amadora: 750 m de natação; 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

Categoria Elite: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Trânsito pela Rodovia Alexandra-Matinhos em meia pista a partir das 6 horas para a passagem dos ciclistas e liberação somente após o término da prova.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]