Pole
Marcada para as 15h10, a disputa pela pole position é composta por dois grupos de pilotos, com dez minutos de duração. Os dez melhores no geral avançam para uma segunda etapa, o Q2, quando têm oito minutos para duelar pela dianteira do grid. Em 2012, largaram na frente Allam Khodair e Átila Abreu mas apenas o segundo venceu a corrida no dia seguinte. Valdeno Brito ganhou a outra prova. "Largar na frente é sempre muito importante e temos um carro muito rápido e competitivo", disse Khodair.
Programação
O que vai rolar na etapa de Curitiba da Stock Car:
Hoje
8h 13h40 - Treino Livre
15h10 16h - Classificação
16h15 17h15 - Volta Rápida
Amanhã
11h - Largada
11h45 - Pódio
12h15 - Visita aos boxes +Volta Rápida
Serviços
Ingressos à venda na Fnac do Park Shopping Barigui, (41) 2141-2000; no Autódromo Internacional de Curitiba, Avenida Iraí, 16, Pinhais, telefone (41) 3667-3636; Tickets For Fun, pelo telefone, (11) 4003-5588. Os valores são: R$ 40 (arquibancada), R$ 120 (visitação aos boxes) e R$ 250 (paddock).
Na busca por tornar a competição mais acirrada, a Stock Car deste ano, cuja segunda etapa ocorre amanhã, às 11 horas, em Curitiba, estreia mudanças pontuais no regulamento. Na prática, a intenção é dificultar a vida do carioca Cacá Bueno, que ganhou as duas últimas edições da principal categoria de Turismo do país e cinco das sete últimas temporadas e vem criando uma hegemonia na modalidade.
VÍDEO: Pilotos e mecânicos falam sobre as novas regras da Stock
A preocupação com a falta de concorrência para o supercampeão não é explícita, mas está nas entrelinhas dos discursos. "O fato de o Cacá ter vencido os campeonatos deve-se à competência dele à da equipe, umas das melhores do Brasil. A gente busca essas alterações de regulamento justamente no sentido de buscar mais competitividade na categoria", justifica o chefe da equipe Eurofarma RC, Rosinei Campos, minimizando o incômodo causado pela fileira de títulos de Cacá Bueno já lidera esta edição com a vitória em São Paulo, dia 3.
Tendo em foco a intenção de nivelar as equipes e encontrar um equilíbrio entre os participantes, as corridas voltam a ter pit stop obrigatório para abastecimento e troca de pneus. A adoção de uma mola única, prevista para ser implantada a partir da etapa de Porto Alegre, serve para reduzir os custos das equipes, o que ajuda principalmente aos times com menor receita.
Na corrida de amanhã, os carros poderão abastecer entre a 10.ª e a 16.ª volta. A entrada nos boxes era opcional, o que vinha incomodando os mecânicos, que se sentiam afastados da disputa. "Para a gente que trabalha na equipe, essas mudanças sempre trazem mais emoção, a volta com parada de abastecimento dá uma emoção a mais", informou Lucas Andrade, mecânico do piloto Ricardo Maurício e responsável pela operação do macaco no pit stop. "Todos os pilotos defenderam o abastecimento obrigatório e com a implementação vamos voltar ao padrão normal de uma corrida", vibrou o piloto paranaense David Muffato.
A parada para abastecimento é uma consequência também da mudança do tipo do pneu utilizado, segundo Alex da Rosa Garcia, mecânico da equipe Red Bull. "O pneu ficou muito mais rápido e o carro consome mais combustível", garante. A ordem de largada será definida hoje, a partir das 15h10.
Esportes | 2:52
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