O Rally Dakar segue com franceses liderando tanto nas motos quantos nos carros. Se sobre duas rodas a primeira colocação segue com Olivier Pain, nos automóveis a ponta continua com o atual campeão Stéphane Peterhansel. Nenhum dos dois, porém, venceu a etapa de 136km entre Arequipa, no Peru, e Arica, na Argentina, nesta quinta-feira.
Peterhansel assumiu a liderança geral na segunda-feira, quando foi realizada a segunda etapa do Dakar, e não venceu nenhuma etapa desde então. Mesmo assim continua em primeiro, agora com uma folga de 9min54 sobre o segundo colocado, o príncipe catariano Nasser Al-Attiyah, campeão em 2011.
Nesta quinta, quando foi realizada a quinta perna, a vitória foi do espanhol Nani Roma, com Peterhansel chegando em segundo, com atraso de 1min23. O terceiro colocado foi o norte-americano Robby Gordon, que compete na Nascar e já disputou a Fórmula Indy. Roma, com a vitória no dia, subiu para o quinto lugar geral.
Entre as motos, o predomínio é todo da França. David Casteu ganhou a etapa desta quinta e diminuiu para apenas 1min15 a distância que o separa do líder Olivier Pain. O atual campeão Cyril Despres não teve um bom dia, foi apenas o quinto, e segue no terceiro lugar da classificação geral, seis minutos atrás de Pain.
Melhor brasileiro, Guilherme Spinelli fez uma boa etapa, terminando em oitavo entre os carros, a 6min41 do mais rápido, e ganhou uma posição, aparecendo agora no 12.º lugar. Nas motos, Jean Azevedo fecha a quinta etapa em 30.º.
A sexta etapa, nesta sexta-feira, marca a volta do Dakar ao Deserto do Atacama. A perna será de 768 quilômetros, dos quais 455 cronometrados, ligando Arica a Calama.