A Liga Futsal começa em alta voltagem para os paranaenses. Logo na largada da temporada nacional 2013, o clássico estadual entre Umuarama e Marechal Cândido Rondon, às 20h30, opõe equipes em situações distintas. Enquanto os donos da casa estreiam com vários remanescentes do último ano, o Rondon, um dos times mais tradicionais do estado, se reinventa.
Tamanha mudança é culpa do sucesso. Após uma estratégia que deu certo nos últimos quatro anos, o Rondon viu a despedida de seus principais destaques. "Passamos por uma reformulação de quase 100%. Se tornou inviável suportar a renovação de contrato dos nossos jogadores, que ano a ano foram se valorizando", explicou o técnico Marquinhos Xavier.
Na debandada se foram nomes como Gabeira, transferido para o poderoso Interview da Espanha, mesmo destino de Diego, contratado pelo Barcelona e emprestado neste ano para o Joinville, um dos destaques da Liga nacional. "Nas últimas duas temporadas alguns atletas já haviam aceitado ficar, apesar de propostas mais vantajosas. Desta vez, não deu para segurar", acrescentou o treinador.
Há cinco anos à frente da equipe, Xavier admite que tamanha mudança o impede de fazer projeções. A nova identidade do Rondon será conquistada durante a disputa. "O time tem oscilado muito. Estamos no G4 [grupo de classificação da Série Ouro estadual], mas em sete jogos vencemos quatro e perdemos três", justificou. Um dos tropeços foi exatamente para o Umuarama, o adversário desta noite.
No outro lado, o presidente do Umuarama se orgulha de ter mantido oito jogadores importantes da última temporada. Experientes, eles se juntam a atletas da base para tentar alcançar a meta de ficar entre os 12 melhores. "Aí poderemos traçar novas estratégias", explicou Edvanilson Lopes Romeiro, o Nil.
Estreante na disputa, o Guarapuava garantiu sua participação graças à parceria com a Poker, detentora da franquia da Liga. "É o maior sonho da história deste clube, chegar à Liga nacional, receber em nosso ginásio os maiores clubes e atletas de futsal", disse o presidente da equipe, José Valter Liberato.
O debutante estreia no próximo dia 20 de abril, em casa, contra o Florianópolis. Dois dias depois, encara o Cascavel, que ostenta 100% de aproveitamento no Paranaense. A equipe cascavelense trouxe para essa temporada o goleiro Adi, 25 anos, revelado pelas categorias de base do São Paulo. O time joga em casa hoje contra o Florianópolis, às 20 h, no Ginásio da Neva.
Quem também espera levar o embalo do estadual para o torneio nacional é o Maringá, que completa o expressivo quinteto paranaense entre os 19 participantes da Liga. A estreia é contra o São Bernardo (SP), no Ginásio Chico Neto.