Caiobá recebe hoje a 25.ª edição do Sesc Triathlon, uma das principais e mais antigas provas da modalidade no país. Neste ano, a disputa atingiu o número recorde de inscritos. Serão 1.200 competidores largando a partir de 7h45 (categoria amadora), da Praia Mansa. A disputa para os atletas de elite começa às 8 horas.
Apesar do aumento nos inscritos em 2012, foram 1.033 , a competição manteve o número de triatletas de alto rendimento no pelotão principal. São 39, entre homens e mulheres. "Esse aumento no total é graças à crescente do triatlo no país. E isso é muito bom. Agora, o número de atletas na elite está muito baixo. Deveriam ser pelo menos 100. Mas, como não há incentivo para profissionalizar os iniciantes e promover uma renovação, fica difícil", diz Luiz Iran, presidente da Federação Paranaense de Triathlon.
Vários dos principais nomes do esporte não estarão no Litoral paranaense. A brasiliense Mariana Ohata, por exemplo, está lesionada. Já o paranaense Juraci Moreira alega estar em programa de treinamento para os Jogos do Rio-2016.
Nesta edição, a organização incluiu a distância olímpica também para amadores antes o percurso era apenas metade. São 46 inscritos na nova categoria.