O Brasil terá sete competidores em ação no primeiro dia do Mundial de Atletismo de Moscou, que começa na madrugada deste sábado (10).
A primeira participação do país será na classificação do lançamento do disco, com a gaúcha Fernanda Borges, de 25 anos. Em seu primeiro Mundial, a campeã sul-americana entra no Estádio Luzhniki às 9 horas locais (2 horas de Brasília).
A principal expectativa é pela classificação do salto com vara masculino, às 3h15. A prova experimenta grande expansão no Brasil. Pela primeira vez, o país leva cinco saltadores para uma competição - três deles são homens.
O jovem Thiago Braz, de apenas 19 anos e em sua primeira temporada como adulto, bateu o recorde sul-americano às vésperas do Mundial, ao saltar 5,83 metros. Ele tirou a marca continental do amigo e conterrâneo Augusto Dutra (ambos são de Marília-SP), que fez 5,82 m na Alemanha, em junho. O outro brasileiro na prova é João Gabriel Sousa, que tem 5,61 m como recorde pessoal.
Thiago é o atual campeão mundial juvenil, título que conquistou em Barcelona no ano passado. Ele disse que a experiência de 2012 tem ajudado em Moscou. "O Mundial juvenil me preparou para estar aqui, me mostrou que tenho de estar focado, concentrado, é uma referência para o adulto", afirmou.
Sem pressão por resultados devido à idade, Thiago diz que sua meta principal é ir à final. Para isso, estima ter de saltar entre 5,65 m e 5,70 m. "É um desafio. Não espero um bom resultado agora, mas, sim, para os próximos Mundiais. Estar na final vai ser bom para ver como é."
Carlos Chinin, de 28 anos, que bateu o recorde sul-americano do decatlo no Troféu Brasil, em junho, disputa a primeira de suas cinco provas do dia às 2h35. Ele não compete em um Mundial desde Osaka-2007, quando se machucou.
Kleberson Davide, em seu quarto Mundial, participa das eliminatórias dos 800 metros, a partir das 4h20 - ele nunca conseguiu passar à final. A prova está desfalcada de seu principal astro, David Rudisha. O queniano, recordista mundial e campeão mundial e olímpico, sofreu uma lesão no joelho e não está em Moscou.
Joelma das Neves é a última brasileira a competir no primeiro dia. Ela disputa as eliminatórias dos 400 metros rasos às 11h05.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana