Depois de partidas fáceis e frequentes "bicicletas" (duplo 6/0 no placar), a chave feminina no Aberto da Austrália terá seus primeiros grandes confrontos a partir da 3ª rodada. O duelo que deverá chamar mais atenção vai envolver a russa Maria Sharapova, atual número dois da WTA, e a norte-americana Venus Williams, ex-número 1 do mundo. No mesmo lado da chave, as sérvias Ana Ivanovic e Jelena Jankovic, também ex-líderes do ranking, farão outro confronto de peso.
Sharapova e Venus marcaram o duelo direto ao vencerem suas partidas com facilidade, na madrugada desta quarta-feira. A russa entrou em quadra mais cedo e acumulou mais uma "bicicleta" na competição. Aplicou 6/0 e 6/0 na japonesa Misaki Doi, em apenas 47 minutos de jogo. Venus precisou suar mais para avançar. Bateu a francesa Alize Cornet, ex-número 11 do ranking, por duplo 6/3.
"Tenho jogado de forma bem agressiva e fazendo as coisas certas. Não é fácil manter este nível porque você pode ter algumas oscilações. Meu trabalho é fazer [o jogo] o mais fácil possível" comentou a tenista russa, favorita para o confronto com Venus. "Tênis é saber vencer quando você não está em seu melhor dia. Contra Maria, terei que estar no meu melhor dia", projetou a americana.
Em outro duelo interessante no Aberto da Austrália, Ivanovic vai testar seu bom momento diante da compatriota Jankovic. Na madrugada desta quarta, Ivanovic chegou a perder um set diante de Chan Yung-Jan, de Taiwan, mas evitou maiores sustos ao fechar o jogo por 7/5, 1/6 e 6/4. Jankovic também teve trabalho para avançar na competição. Precisou de três sets para eliminar a portuguesa Maria João Koehler por 2/6, 7/6 (7/5) e 6/2.
A rodada desta quarta também teve a primeira "zebra" na chave feminina. A anfitriã Samantha Stosur, atual número nove do mundo não resistiu à chinesa Jie Zheng e foi eliminada pelo placar de 6/4, 1/6 e 7/5. Com o revés, a australiana manteve a sina de maus resultados diante de sua torcida. Em sua melhor apresentação em Melbourne, Stosur parou nas oitavas de final, em 2006 e 2010.
A australiana não foi a única cabeça de chave a se despedir da competição nesta noite. A eslovaca Dominika Cibulkova, 15ª pré-classificada, caiu diante da russa Valeria Saviykh por 7/6 (8/6) e 6/4. A checa Klara Zakopalova, 23ª cabeça de chave, foi superada pela belga Kirsten Flipkens por 6/1 e 6/0. E a austríaca Tamira Paszek, 30ª favorita, foi eliminada pela americana Madison Keys por 6/2 e 6/1.
As demais cabeças de chave não tiveram problemas para alcançar a 3ª rodada do Aberto da Austrália. A polonesa Agnieszka Radwanska número quatro do mundo, passou pela romena Irina Begu por duplo 6/3, enquanto a alemã Angelique Kerber, 5ª do mundo, despachou a checa Lucie Hradecka por 6/3 e 6/1. A chinesa Na Li, por sua vez avançou ao vencer a bielo-russa Olga Govortsova por 6/2 e 7/5.
Ainda pela rodada desta madrugada, avançaram na competição a francesa Marion Bartoli, a alemã Julia Goerges, a russa Ekaterina Makarova, a romena Sorana Cirstea e a britânica Heather Watson.
Deixe sua opinião