Com uma atuação de gala dos coadjuvantes Danny Green e Gary Neal, o San Antonio Spurs atropelou o Miami Heat por 113 a 77, pela terceira partida da final da NBA, realizada em San Antonio na noite de terça-feira (11). Com o triunfo, abriu vantagem de 2 a 1 na série. O time texano havia vencido o primeiro confronto e perdido o segundo - ambos realizados em Miami. A quarta partida será na quinta-feira, novamente na casa do Spurs.
Green e Neal foram os grandes responsáveis pela vitória. Com a mão calibrada nos arremessos de três pontos, eles fizeram juntos 51 pontos - 27 do primeiro e 24 do segundo.
Outros dois jogadores conseguiram um duplo-duplo - dois dígitos em dois fundamentos. Tim Duncan fez 12 pontos e pegou 14 rebotes, enquanto Kawhi Leonard conseguiu 12 rebotes e 14 pontos. O brasileiro Tiago Splitter terminou a partida com 8 pontos e 5 rebotes.
Pelo Heat, LeBron James cometeu muitos erros. Mesmo assim, marcou 15 pontos -um a menos do que o cestinha da equipe Dwyane Wade.
Depois de perder feio o segundo jogo em Maimi - por 103 a 84 -, o Spurs começou melhor e venceu o primeiro quarto por 24 a 20. No segundo período, manteve a leve superioridade e ganhou por 26 a 24.
Com a vantagem de seis pontos, o time da casa voltou para o terceiro quarto disposto a decidir a partida e ampliou: 28 a 19. O último quarto começou com 78 a 63 para a equipe texana, que passeou em quadra até finalizar o triunfo por 113 a 77. No final, com o placar decidido, os dois treinadores pouparam seus principais jogadores e colocaram reservas no jogo.
O resultado manteve a chance do Spurs conquistar o título na passagem do playoff por San Antonio. Os dois próximos jogos serão na cidade e caso conquiste duas vitórias fechará a decisão em 4 a 1. Se necessário, a série volta a Miami para o sexto e sétimo jogos.