Tiago Splitter na marcação do alemão Dirk Nowitzki| Foto: Brendan Maloney / USA TODAY Sports

Próxima fase

Dos oito confrontos desta primeira rodada dos playoffs, cinco foram decididos no sétimo jogo, prova do grande equilíbrio. Agora, os confrontos de semifinais de conferência já estão decididos. No Oeste, os jogos são: San Antonio Spurs x Portland Trail Blazers e Oklahoma City Thunder x Los Angeles Clippers. Já pelo Leste os duelos ficaram: Indiana Pacers x Washington Wizards e Miami Heat x Brooklyn Nets.

CARREGANDO :)

San Antonio Spurs e Brooklyn Nets fecharam suas séries em 4 a 3 e garantiram neste domingo as últimas duas vagas naquela que foi a primeira rodada de playoffs mais equilibrada da história da NBA.

Experientes, as equipes avançaram de formas bem diferentes. O Nets suou muito, mas bateu o Toronto Raptors por 104 a 103 fora de casa. Já o Spurs, diante de sua torcida, atropelou o Dallas Mavericks por 119 a 96.

Publicidade

Melhor time da temporada regular e líder da Conferência Oeste, o Spurs sofreu ao longo de toda a série com o Mavericks. Menos neste domingo. O que se viu desde os primeiros minutos foi um verdadeiro passeio da equipe, que chegou a ter 30 pontos de vantagem no segundo quarto. Com a abertura de uma distância tão confortável no placar, bastou administrar os últimos dois períodos para impor uma vexatória derrota ao rival.

Tony Parker foi o principal responsável pelo grande desempenho do Spurs, com 32 pontos. Manu Ginóbili saiu do banco para contribuir com 20. Danny Green ainda anotou 16. O brasileiro Tiago Splitter ficou pouco em quadra e marcou somente um ponto. Pelo Mavericks, Dirk Nowitzki, apagado na série, voltou a ter atuação muito abaixo do esperado. Ele até marcou 22 pontos, mas precisou de 21 arremessos de quadra para isso. Monta Ellis também decepcionou, com 12 pontos. O melhor da equipe acabou sendo Devin Harris, autor de 17 pontos vindo do banco.

Em Toronto, a história foi bem diferente. O Nets se manteve à frente do placar durante quase todo o jogo, mas sempre com pequena vantagem. No último quarto, os visitantes tomaram um susto com a reação do Raptors, que diminuia a distância gradativamente. Com 8 segundos para o fim, o time da casa teve a chance da vitória, mas Kyle Lowry se atrapalhou com a bola e depois tomou um toco de Paul Pierce.

Apesar do erro no fim, o armador do Raptors terminou como cestinha da partida, com 28 pontos, além de sete rebotes. Amir Johnson contribuiu com 20, além de 10 rebotes, e DeMar DeRozan marcou 18. Pelo Nets, destaque para Joe Johnson, que apareceu muito bem no último quarto, no qual marcou 13 pontos. Ele terminou com 26. Marcus Thornton ainda anotou 17, enquanto Kevin Garnett fez 12 pontos e pegou 11 rebotes.