O San Antonio Spurs voltou a mostrar sua superioridade, venceu pela quarta vez seguida o Utah Jazz e garantiu vaga nas semifinais da Conferência Oeste da NBA. A vitória por 87 a 81, na noite de segunda-feira (7), fora de casa, foi a mais difícil da série melhor de sete jogos, mas fez com que a equipe texana fizesse 4 a 0 e "varresse" o adversário. Agora enfrentará o vencedor do confronto entre Los Angeles Clippers e Memphis Grizzlies - atualmente 3 a 1 para o primeiro.
Time de melhor campanha do Oeste na temporada regular, o Spurs não deu chance para o Jazz ao longo da série e na última partida também começou desta forma. A vantagem chegou a estar em 21 pontos no quarto período, mas o time da casa se recuperou e diminuiu para quatro a pouco menos de um minuto para o fim.
Foi aí que Manu Ginobili, principal jogador dos texanos na partida, apareceu. O argentino aproveitou uma roubada de bola e fez uma bandeja fácil, selando a vitória. Ele terminou com 17 pontos e foi o maior cestinha da equipe, que, desta vez, não contou com uma boa atuação de Tony Parker. O armador vinha sendo o destaque da série, mas anotou apenas 11 pontos.
Tim Duncan (11 pontos), Gary Neal (11 pontos) e o brasileiro Tiago Splitter (10 pontos) também contribuíram para a vitória. O Jazz tentou responder com seu forte jogo dos pivôs, mas não se equiparou ao conjunto do adversário. Mesmo assim os três jogadores de garrafão da equipe terminaram com "double-double": Al Jefferson (26 pontos e 10 rebotes) Derrick Favors (16 pontos e 10 rebotes) e Paul Millsap (10 pontos e 19 rebotes). Os anfitriões também tiveram uma boa atuação do armador Devin Harris (19 pontos e sete assistências).
No confronto que define o adversário do Spurs, o Clippers bateu o Grizzlies em casa, por 101 a 97, na prorrogação, e abriu 3 a 1 na série. O destaque foi Chris Paul, que, após perder a chance de dar a vitória à equipe da Califórnia no tempo normal, se recuperou e marcou oito de seus 27 pontos na prorrogação.
O jogo foi muito brigado desde o início e o time da casa se mantinha na liderança por uma margem pequena. A cinco minutos do fim, a vantagem chegou a dez pontos, mas o Grizzlies se recuperou, marcou 11 dos 12 pontos seguintes e levou o jogo à prorrogação.
No tempo extra, o Clippers perdeu Blake Griffin, cestinha da partida com 30 pontos, que chegou à sexta falta, mas Chris Paul mostrou porque é um dos jogadores mais decisivos da NBA e comandou a vitória. Pelo lado do Memphis, Mike Conley (25 pontos, oito assistências e sete rebotes) e Rudy Gay (23 pontos e sete rebotes) foram os melhores em quadra.
Os playoffs da NBA terão sequência nesta terça-feira com mais quatro partidas: Indiana Pacers x Orlando Magic; Atlanta Hawks x Boston Celtics; Chicago Bulls x Philadelphia 76ers; e Los Angeles Lakers x Denver Nuggets. Pacers, Celtics, 76ers e Lakers lideram suas séries por 3 a 1 e avançarão em caso de vitória.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo