A norte-americana Jenn Suhr fez história na noite de sábado (02) ao desbancar o recorde de uma das maiores lendas do salto com vara. Medalhista de ouro na Olimpíada de Londres, ela conseguiu a marca de 5m02 durante uma prova na cidade de Albuquerque, no Texas, quebrando o recorde mundial em competições indoor (em estádios fechados), que pertencia à russa Yelena Isinbayeva.
Suhr superou em um centímetro a marca de Isinbayeva e se tornou a segunda mulher da história a superar a barreira dos cinco metros. Mesmo sendo atual campeã olímpica, o salto da norte-americana surpreendeu, já que ela superou em 14 centímetros seu recorde pessoal anterior em competições indoor.
"Eu sabia que poderia conseguir algo grande. Eu simplesmente tinha que estar saudável e deixar acontecer. Este era o principal objetivo e eu sabia que se conseguisse executá-lo, ficar focada e ouvir as instruções que me passaram, poderia acontecer. Então, eu sabia para que estava treinando. Só não poderia deixar mais ninguém saber", comentou a nova recordista.
Com o título da competição e o recorde indoor garantidos, a norte-americana ainda tentou saltar para 5m07, o que lhe daria o recorde mundial no geral, mas não conseguiu passar o sarrafo nas três tentativas. Com isso, a melhor marca em provas a céu aberto continua sendo de Isinbayeva, que alcançou 5m06 em 2009.
O recorde indoor de Isinbayeva durava desde fevereiro do ano passado, quando a russa saltou para 5m01 em Estocolmo. Entre os homens, o ucraniano Sergei Bubka segue insuperável e é detentor das melhores marcas tanto no indoor - 6m15 - quanto a céu aberto - 6m14.