O sonho de Teliana Pereira de conseguir uma inédita classificação às quartas de final de uma competição da WTA acabou nesta quarta-feira (17). Pelas oitavas de final do Torneio de Bastad, na Suécia, a tenista brasileira teve boa atuação até a metade do segundo set, mas acabou perdendo para a espanhola Lourdes Dominguez Lino por 2 sets a 1 - com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.
Contra a cabeça de chave número 5 da disputa realizada em quadras de saibro, Teliana não se intimidou no começo e mesmo com o serviço quebrado de cara, reagiu e conseguiu a virada para fechar o primeiro set em 6/3. Tudo ia bem na segunda parcial até a brasileira abrir 4 a 2. A partir daí, a adversária se encontrou em quadra e não deu mais chances. Conseguiu a virada no segundo set e mostrou tranquilidade no terceiro para vencer a partida.
Atual número 105 do ranking mundial da WTA - sua melhor posição na carreira -, Teliana busca pontos para se garantir pela primeira vez na chave principal de um Grand Slam - o US Open, em Nova York, que começará no final de agosto. A brasileira precisa estar entre as 104 melhores do mundo no final do mês para atingir o objetivo.
Se vencesse nesta quarta, poderia ter um confronto especial nas quartas de final. A próxima adversária de Lourdes Dominguez Lino sairá da vencedora do duelo entre a norte-americana Serena Williams, atual número 1 do mundo, e a georgiana Anna Tatishvili.
Em outros jogos desta quarta, destaque para a romena Simona Halep. Cabeça de chave número 2 e embalada por três títulos na temporada, a atual 23.ª colocada do ranking mundial ganhou em sua estreia contra a sueca Rebecca Peterson por 2 sets a 0 (6/4 e 6/0). Pela segunda rodada, enfrenta a italiana Flavia Pennetta.
Outras duas cabeças de chave também se classificaram, mas já para as quartas de final. A tcheca Klara Zakopalova bateu a espanhola Arantxa Parra Santonja por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1). A sueca Johanna Larsson ganhou da russa Nina Bratchikova (6/2 e 6/3).
Áustria
Pelo Torneio de Bad Gastein, a alemã Mona Barthel, cabeça de chave número 1, foi eliminada na segunda rodada pela austríaca Lisa-Maria Moser. A tenista da Alemanha desistiu por contusão quando perdia por 6/2 e 4 a 3. Também avançaram a italiana Karin Knapp e a austríaca Yvonne Meusburger.