O paulista Tiago Camilo venceu o cubano Asley González por duas punições, na categoria médio (até 90 kg), na noite desta segunda-feira (13) e conquistou o ouro no Pan de Toronto. Este foi o terceiro ouro do brasileiro nos Jogos. Ele ganhou também no Rio-2007 e em Guadalajara-2011.
Já González é um velho conhecido e tem ligação com o Brasil. Além de ter defendido o Minas Tênis Clube em torneios no país, ele passou por cirurgia no ombro direito no segundo semestre do ano passado em São Paulo. No pós-operatório, ficou sete meses afastado dos tatames.
O cubano foi operado por Breno Schor, médico da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Schor contou que foi procurado por autoridades do judô de Cuba para analisar González e, depois de verificação, constatou ruptura ligamentar.
O judoca voltou a competir no Pan-Americano de Edmonton, em abril, mas não conseguiu disputar a decisão contra Camilo, que na ocasião se sagrou campeão.
Mariana Silva (até 63 kg), Maria Portela (até 70 kg) e Victor Penalber (até 81 kg) perderam na fase semifinal de suas respectivas categorias.
Mariana conquistou o bronze ao bater a colombiana Diana Velasco por yuko. Penalber terminou em terceiro também ao vencer o portorriquenho Gadiel Miranda.
- Maria Portela conquista bronze na categoria até 70 quilos do judô no Pan
- Victor Penalber fica com o bronze na categoria até 81 quilos do judô no Pan
- “Pequena gigante”, Flávia Saraiva é bronze no individual geral da ginástica
- Mariana Silva é bronze na categoria até 63 quilos do judô no Pan
- Bronze no Pan, meta do rúgbi do Brasil é medalha olímpica após 2030