Enquanto jovens promessas da ginástica artística brasileira aproveitaram o camping realizado na última semana, em Curitiba, como uma espécie de peneira para ganhar espaço na seleção da modalidade, para Daniele Hypólito e Letícia Costa, o período de treinamento no Centro de Excelência de Ginástica teve importância redobrada. As duas usaram o ritmo intenso dos trabalhos para finalizar a preparação para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que começa no próximo dia 30 de setembro, em Antuérpia, na Bélgica.
Segundo Daniele, que participará do 11.º Mundial em sua carreira, a edição deste ano não apresentará tantas dificuldades quanto outras anteriores, além de proporcionar benefícios à sua preparação e a da equipe brasileira.
"Esse é o primeiro Mundial com a troca de código de pontuação. Para nós, isso é importante, para ver como estamos, também para conhecermos o nível das atletas novas de outros países, que estão surgindo, e para ter noção de como estão nossos ginastas para o Mundial do ano que vem, que é por equipe e classifica para o pré-olímpico", comentou.
Já para Letícia, que estreia em competições desse nível, a expectativa maior não é de conquistar medalhas, mas sim de adquirir experiência na convivência com atletas de alto padrão.
"É um passo grande na ginástica. Eu precisava disso, me sentir mais experiente, e vou conseguir isso por conta dessa competição de alto porte. E para mim, a principal lição será manter a concentração, pois é preciso disso para poder se equilibrar dentro de qualquer outra disputa", disse a atleta.
Daniele disputará a prova individual geral e nos quatro aparelhos (solo, salto, trave e assimétricas). Letícia competirá apenas no solo e salto. Elas viajam hoje para a Europa, após o término do camping em Curitiba, para encontrar os membros da seleção masculina, que se prepara para a disputa desde o dia 8 deste mês em Kienbaum, na Alemanha.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia