O brasileiro Gustavo Tsuboi jogou a final por equipes dos Jogos Pan-Americanos de tênis de mesa com 26 pontos no braço.
Um para cada ponto sofrido no tranquilo duelo contra os paraguaios, em que ao lado de Hugo Calderano, sacramentou o triunfo com uma vitória nas duplas sobre Axel Gavilan e Marcel Aguirre por 3 a 0, parciais de 13/11, 12/10 e 11/5. O acidente ocorreu quando o mesa-tenista ficou preso no box do banheiro e, ao tentar empurrar a porta de vidro, esta estilhaçou e perfurou o braço do jogador.
“O box estava emperrado, e eu não conseguia nem abrir nem fechar. Dei uma forçada e estourou o vidro. Estilhaçou tudo e acabei me cortando, tomei 26 pontos no braço. Doeu muito, mas já está tudo superado”, disse.
O acidente aconteceu dez dias antes da estreia no Pan. O tratamento foi rápido, mas atrapalhou um pouco a fase final da preparação rumo à Toronto:
“Com o acidente, fiquei alguns dias sem treinar. Voltei a pegar na raquete há seis dias. Fui aumentando progressivamente os treinos. Um dia antes de começar o Pan, já conseguia fazer todos os movimentos do saque, que requer muita mobilidade do punho. Um dia antes do Pan, já realizei todos os movimentos”, disse.
O ouro por equipes foi o terceiro seguido de Gustavo Tsuboi. O mesa-tenista de 31 anos já havia feito parte da equipe em 2007 e 2011. O foco agora é o torneio individual, que tem início nesta quarta-feira às 17h (de Brasília). Em 2011, no Pan de Guadalajara, ele teve uma virose e levou soro na veia. Para a competição de Toronto, ele diz que as dores no braço não vão atrapalhar:
“Para mim é um novo desafio. Em Guadalajara [Pan de 2011] fiquei doente, tomei soro na veia porque não conseguia comer. Joguei o individual muito mal, espero estar inteiro dessa vez. A expectativa, apesar do acidente, é a melhor possível”, relembrou.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Emendas: a nova decisão de Dino e o impacto político para o governo Lula; ouça o podcast