• Carregando...
Usaian Bolt disputa com gigantes o prêmio Laureus: LeBron James, Mo Farah, Rafael Nadal, Cristiano Ronaldo e Sebastian Vettel | Reuters
Usaian Bolt disputa com gigantes o prêmio Laureus: LeBron James, Mo Farah, Rafael Nadal, Cristiano Ronaldo e Sebastian Vettel| Foto: Reuters

Ronaldinho Gaúcho e seleção também estão na disputa

Os brasileiros concorrem a três prêmios esta ano. Melhor time com a indicação da seleção brasileira de futebol, campeã da Copa das Confederações; Bob Burnquist, do skate, e Maya Gabeira, no surfe, concorrem ao troféu entre os esportistas de ação; e o meia Ronaldinho Gaúcho está indicado ao Retorno do Ano ao levar o Atlético-MG ao título da Libertadores.

A seleção brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari já venceu o Laureus como equipe do ano em 2003, após a conquista do penta no Japão e na Coreia. No mesmo ano, Ronaldo ganhou como o melhor retorno, pela atuação naquela Copa.

O nadador paraolímpico Daniel Dias venceu o prêmio em 2013 e 2009. O ex-jogador Raí conquistou o troféu em uma categoria especial, dedicada às boas ações no esporte, em 2012. E, em 2002, Bob Burnquist venceu o Laureus na categoria esportes alternativos, hoje chamados de ação.

Na primeira edição do Laureus, em 2000, Pelé ganhou o troféu como prêmio por toda sua carreira.

Este ano os brasileiros não são favoritos aos prêmios, que são dados após votação de 46 membros da Academia Laureus, que é composta por astros e estrelas do esporte mundial como Franz Beckenbauer, Sergey Bubka, Nadia Comaneci e John McEnroe. O único brasileiro da academia é Emerson Fittipaldi.

O jamaicano Usain Bolt se transformou em uma lenda do esporte, segundo palavras dele mesmo, em 2012, após conquistar pela segunda vez seguida três medalhas de ouro em uma Olimpíada. O homem mais rápido do mundo, agora, tem a chance de igualar outra lenda: o tenista Roger Federer.

Bolt já ganhou três vezes o Laureus, prêmio considerado o "Oscar do esporte". Amanhã, em Kuala Lumpur, na Malásia, às 10 (de Brasília), ele é um dos seis indicados ao troféu de Atleta do Ano. Se vencer, o jamaicano iguala Federer, único até hoje a ganhar quatro vezes (de 2005 a 2008).

Sem o suíço na disputa, Bolt concorre contra o britânico bicampeão mundial em 2103 Mo Farah (atletismo), o astro americano da NBA LeBron James (basquete), o espanhol Rafael Nadal (tênis), o português Cristiano Ronaldo (futebol) e o alemão Sebastian Vettel ( Fórmula 1), estes três últimos melhores do mundo em suas modalidades atualmente.

Apesar de considerada uma das maiores disputas em 15 anos do Laureus, o desempenho de Bolt o coloca como favorito ao tetra (ele já ganhou em 2009, 2010 e 2013). Ano passado, o jamaicano conquistou três ouros no Mundial de Atletismo em Moscou (100 m, 200 m e revezamento 4 x 100 m).

Tri

Entre as mulheres, a disputa é entre novatas ou para saber quem pode chegar ao primeiro tricampeonato. A russa Yelena Isinbayeva e a americana Serena Williams são as únicas entre as indicadas (veja lista abaixo) deste ano a já terem ganho o Laureus. E ambas ganharam duas vezes.

Desta vez, a atleta russa tem em mãos o título mundial do salto com vara conquistado em casa, ano passado. Enquanto a tenista americana teve um 2013 espetacular coroado com duas conquistas de Grand Slam, que lhe renderam o retorno ao posto de número 1 do mundo.

As outras concorrentes são a goleira alemã Nadine Angerer, a estrela teen da natação americana Missy Franklin, a velocistas jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce e a esquiadora eslovena Tina Maze.

Indicados ao prêmio laureus em 2014Atleta do ano (masculino)Usain Bolt (Jamaica - atletismo)

Mo Farah (Grã-Bretanha - atletismo)

LeBron James (EUA - basquete)

Rafael Nadal (Espanha - tênis)

Cristiano Ronaldo (Portugal - futebol)

Sebastian Vettel (Alemanha - F-1)Atleta do ano (feminino)Nadine Angerer (Alemanha - futebol)Missy Franklin (EUA - natação)

Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica - atletismo)

Yelena Isinbayeva (Rússia - atletismo)

Tina Maze (Eslovênia - esqui)Serena Williams (EUA - tênis)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]