Os playoffs da NBA começaram neste sábado (19) com duas vitórias dos visitantes - que fizeram campanhas piores na fase de classificação. No primeiro jogo do dia, o Brooklyn Nets acabou com a linda festa da torcida do Toronto Raptors, venceu por 94 a 87, no Canadá, e fez 1 a 0 na série melhor de sete, pela Conferência Leste. Pelo Oeste, o Golden State Warriors surpreendeu o Los Angeles Clippers fora de casa, ao fazer 109 a 105.
Mesmo fora de casa, o Nets se impôs. Desde o início, o time de Nova York foi melhor, muito em função da maior experiência de nomes como Deron Williams, Joe Johnson, Paul Pierce e Kevin Garnett. Ainda assim, o Raptors apertou no segundo tempo e chegou a empatar, mas foi aí que Pierce decidiu, com nove pontos no último quarto.
Ele terminou a partida com 15 pontos. Os cestinhas da equipe e da partida, no entanto, com 24 pontos, foram Deron Williams e Joe Johnson, que ainda pegou oito rebotes. Pelo Raptors, destaque para os 22 pontos, oito assistências e sete rebotes de Kyle Lowry, além dos 17 pontos e 18 rebotes de Jonas Valanciunas.
Em Los Angeles, o Clippers começou arrasador, abriu dez pontos de vantagem nos primeiros minutos e dava a impressão de que atropelaria. Mas foi só no início. O Warriors rapidamente se restabeleceu e a partida seguiu equilibrada até o fim. Nos últimos minutos, um erro de Darren Collison seguido de bons ataques de Klay Thompson decidiram a favor dos visitantes.
Outro fator importante na derrota do Clippers foi o problema de excesso de faltas enfrentado por Chris Paul (28 pontos, oito assistências e seis rebotes) e Blake Griffin (16 pontos), que reduziu os minutos de ambos em quadra. Klay Thompson anotou 22 pontos e se tornou o destaque da vitória. David Lee ainda contribuiu com 20 pontos e 13 rebotes, enquanto Stephen Curry anotou 14 pontos e sete assistências.
A série entre Los Angeles Clippers e Golden State Warriors terá sequência na segunda-feira, quando as equipes disputam a segunda partida, novamente em Los Angeles. O confronto entre Toronto Raptors e Brooklyn Nets terá o segundo encontro na terça, outra vez no Canadá.