A seleção brasileira venceu seu primeiro jogo no Mundial feminino de basquete e garantiu a classificação à próxima fase da competição ao bater o Japão por 79 a 56, nesta terça-feira (30), em Ankara, na Turquia.
As duas equipes disputaram sua permanência no Mundial, já que brasileiras e japonesas haviam perdido seus dois primeiros jogos pelo Grupo A para Espanha e República Tcheca. O resultado elimina as japonesas e evita que o Brasil faça sua pior campanha nas 15 edições de Mundial em que esteve presente.
O próximo adversário das brasileiras será o segundo colocado do Grupo B. França e Canadá jogam ainda nesta terça, e a seleção vencedora fará o confronto contra o Brasil na segunda fase.
A cestinha da partida foi a ala Patrícia, com 27 pontos. Nos rebotes, destaque para o pivô Erika, com 11 recuperações de bola ao longo da partida.O JOGO
O Brasil começou o jogo cometendo alguns erros, mas se recuperou rapidamente e tomou a frente do placar, vencendo a primeira parcial por 22 a 11.
No segundo quarto as brasileiras abriram 9 a 0 nos primeiros minutos, mas relaxaram. Convertendo arremessos de três pontos, as japonesas venceram o período por 20 a 19.O Brasil passou por um período crítico no terceiro quarto, quando o Japão diminuiu uma vantagem que chegou a ser de 20 pontos para apenas quatro.
Após uma parada solicitada pelo técnico Zanon, no entanto, o Brasil fez 14 pontos consecutivos com uma ótima atuação de Patrícia, e voltou a ficar com uma boa vantagem para o período final.
O último quarto foi bem administrado pelas brasileiras, que continuaram superiores e fecharam o marcador em 79 a 56.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast