Athur Zanetti diz ter gastado muita energia na execução do novo movimento no Mundial de Antuérpica| Foto: Ricardo Bufolin / CBG

Os ginastas brasileiros conquistaram seis vagas em quatro finais do Mundial da modalidade, que está sendo realizado em Antuérpia, na Bélgica. Atual campeão olímpico, Arthur Zanetti avançou nesta terça-feira nas argolas. Diego Hypólito, por sua vez, disputará as finais no solo e no salto. Ele terá a companhia nas disputa de medalhas no salto de Sérgio Sasaki, que também avançou no individual geral, assim como Arthur Nory.

CARREGANDO :)

Campeão olímpico nas argolas no ano passado, Zanetti compete na Bélgica em busca do seu primeiro título mundial. Nesta terça, ele deu o primeiro passo para isso ao se garantir na final das argolas na segunda colocação, com 15,733 pontos. Assim, o brasileiro só teve desempenho pior do que o chinês Yang Liu, com 15,866. O norte-americano Brandon Wynn, com 15,700, foi o terceiro colocado.

O brasileiro abriu a sua apresentação com o novo elemento, avaliado pela Federação Internacional de Ginástica, dias antes do início do Mundial, como de valor máximo. Zanetti deu um passo para a frente na saída das argolas, o que causou um desconto na nota final.

Publicidade

"Eu fiz a série nova e gostei dela, mas gastei muita força. Essa série é muito mais difícil do que a que eu fazia. Mas a série em si foi boa, mas na chegada, na saída das argolas, eu dei um pulo razoável, nem tão curto e nem tão longo. Mas, no geral, o objetivo de passar à final foi alcançado", disse.

Dono de dois títulos mundiais no solo, conquistados em 2005 e 2007, Diego Hypólito foi outro ginasta brasileiro a avançar na segunda colocação para a final. Ele teve a nota 15,600 na sua apresentação no solo, ficando atrás apenas do japonês Kenzo Shirai, com 16,233. O também japonês Kohei Uchimura foi o terceiro colocado, com 15,333.

Além da final do solo, Diego Hypólito também participará da disputa de medalha do salto após ser o quinto colocado na fase de classificação, com 14,924. Sergio Sasaki teve desempenho ainda melhor e ficou em terceiro lugar, com 14,987 pontos. O brasileiro só teve desempenho pior do que o sul-coreano Yang Hak-Seon, com 15,299, e o ucraniano Oleg Verniaiev, com 15,041.

Sérgio Sasaki, que se apresentou na segunda-feira no individual geral, teve a sua presença na final confirmada nesta terça, com 88,669, na sexta colocação. Já Arthur Nory avançou em 18º lugar, com 85,190 pontos. O japonês Kohei Uchimura (91,924), o norte-americano Samuel Mikulak (89,532) e o também japonês Ryohei Kato (89,474) foram os três primeiros da fase de classificação.

Outros dois brasileiros também competiram nesta terça, mas não tiveram o mesmo êxito e estão eliminados. Francisco Barreto foi o 22º nas barras fixas, com 14,600 pontos, e o 41º nas paralelas com 14,500. Péricles Silva obteve 12,600 no cavalo com alças e ficou em 84º lugar.

Publicidade

A final individual geral masculina, com Sasaki e Nory, será disputada nesta quinta-feira. Já as disputas por aparelhos estão divididas entre o sábado e o domingo. A disputa das argolas, com Zanetti, será no sábado, assim como a final do solo, com Diego. A decisão do salto, com Sasaki e Diego, está marcada para o domingo.

Entre as mulheres, Letícia Costa inicia a participação no individual geral nesta terça-feira. Já Daniele Hypolito, compete na quarta-feira, na trave e nas assimétricas.