A Polônia tem uma ideia ousada para quando enfrentar o Brasil, em casa, pela Liga Mundial de Vôlei do ano que vem. Os poloneses querem transformar esse confronto no maior da história da competição. Para isso, estudam mandar a partida no Estádio Nacional de Varsóvia, com capacidade para quase 60 mil pessoas.
A partida, válida pelo Grupo A da Liga Mundial, está prevista para acontecer em junho (o calendário ainda não foi divulgado) e a Federação Polonesa acredita ser viável que o jogo aconteça no estádio construído para a Eurocopa 2012.
Na sexta-feira o técnico da seleção polonesa, o italiano Andrea Anastasi, visitou o local junto com representantes da federação polonesa e do diretor técnico da Liga Mundial, Waldemar Kobienia. E o grupo acredita que o plano possa vingar.
"Organizar uma partida de vôlei no Estádio Nacional é uma grande ideia. Será uma ação impressionante. Eu realmente quero jogar aqui, apesar que acredito que não seja fácil do ponto de vista da organização. Eu gosto do estádio. Nós fomos nas arquibancadas e a visibilidade é boa", destacou ele.
De acordo com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), o próximo passo é fazer um jogo teste no estádio, que tem capacidade para 58,5 mil torcedores em partidas de futebol. A arena, inaugurada em novembro de 2011, tem teto retrátil e é não é utilizada por nenhum clube, apenas pela seleção.
A partida na Polônia, porém, não tem como bater o recorde de público de um jogo de vôlei, pertencente ao confronto amistoso entre Brasil e União Soviética, em julho de 1983, no Maracanã, quando mais de 90 mil torcedores se aglomeraram para ver a "Geração de Prata".