Na estréia de Zé Roberto, o Santos perdeu para a Ponte Preta por 1 a 0, em Campinas, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a Macaca chega aos 30 pontos e sai da zona de rebaixamento.
O Santos se mantém nos 39 pontos, cai para a quarta colocação, atrás de Grêmio e Internacional, e se distancia sete pontos do líder São Paulo.
O Peixe enfrenta o Fluminense na próxima quarta-feira, dia 20, na Vila Belmiro. A Ponte vai a Porto Alegre encarar o Grêmio.
Nem todos jogadores haviam tocado na bola quando o estreante Zé Roberto recebeu um belo passe, entrou na área e bateu para a primeira defesa de Jean. A Ponte respondeu rápido, foi para cima do Santos e logo em seguida, após uma cobrança de falta, Thiago Matias cabeceou com perigo para o gol de Fábio Costa.
O meio campo do Santos não encontrava os armadores da Macaca e deixava a defesa em situação complicada contra os atacantes campineiros. Aos 14 minutos, Tuto invadiu a área e bateu forte de esquerda. A bola explodiu na trave, mas o ataque da Ponte não conseguiu aproveitar o rebote.
Percebendo o domínio adversário, Luxemburgo deu uma bronca geral no sistema defensivo e conseguiu equilibrar a situação. Mas deixou o jogo truncado, com muitas faltas no meio de campo.
Somente a capacidade técnica do estreante Zé Roberto conseguia colocar um pouco de qualidade à partida. Aos 33 minutos, ele interceptou uma bola mal rebatida pelo zagueiro Rafael Santos e colocou Welington Paulista na cara do gol. O atacante entrou na área e chutou para fora.
Luxemburgo fez duas alterações no intervalo: André e Jonas entraram no lugar de Welington Paulista e Heleno. As substituições deram certo, e o ataque do Peixe passou a trocar passes curtos, envolvendo a defesa da Macaca. Logo aos seis minutos do segundo tempo, após uma tabela rápida na entrada da área, Rodrigo Tiuí bateu com perigo e assustou a torcida campineira.
Com o novo posicionamento da equipe santista, a Ponte perdeu o meio campo e só levava perigo em poucas jogadas de contra-ataque. E foi desta maneira, aos 26 minutos, que o atacante Tuto aproveitou um vacilo do zagueiro Domingos, roubou a bola, entrou na grande área e foi derrubado pela zaga. O árbitro marcou pênalti, Tuto bateu e fez 1 a 0 para a Macaca.
Depois que sofreu o gol, o Santos tentou algumas jogadas, mas a defesa da Ponte Preta se posicionou bem e segurou o resultado.
PONTE PRETA 1 X 0 SANTOS
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP) Horário: 18h10m (de Brasília)Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa/MG)
Gol: Tuto, aos 27 minutos do segundo tempoCartões amarelos: Fábio Baiano, Rafael Santos (Ponte Preta), Kléber, Heleno, Domingos e André Luiz (Santos)
PONTE PRETA - Jean; Thiago Matias, Régis e Rafael Santos; Nei, Carlinhos, Ricardo Conceição, Fábio Baiano e Iran (Édson); Tuto (Vélber)e Luís Mário (Almir). Técnico: Marco Aurélio
SANTOS - Fábio Costa; Dênis, Domingos, Luiz Alberto e Kléber; Heleno (André), André Luiz (Carlinhos), Zé Roberto e Cléber Santana; Rodrigo Tiuí e Wellington Paulista (Jonas). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião