Marcinho e Leandro Donizete: meia do Atlético e volante do Coritiba estão confirmados no Atletiba deste domingo| Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo

O maior clássico do Paraná acontecerá pela 25ª na Série A do Campeonato Brasileiro. Atlético Paranaense e Coritiba se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena da Baixada, com problemas parecidos e com objetivos também semelhantes. Ambos os times estão na zona intermediária da tabela e vivem desde o início da competição a luta contra a degola. Quem vencer este Atletiba em especial poderá sonhar com algo mais a partir da próxima semana.

CARREGANDO :)

A Gazeta do Povo Online acompanha as emoções deste jogão Lance a Lance a partir das 15h30.

Mandante do clássico, o Furacão tem sobre si a pressão de ter perdido no meio de semana para o Santo André e não poder perder para o arquirrival, sob pena de terminar a rodada na zona do rebaixamento. Para este jogo o técnico Waldemar Lemos tem duas formações na manga. A primeira e mais aguardada é a volta de Wallyson ao ataque, jogando ao lado de Rafael Moura. A segunda, com mais um volante no meio, possibilitaria a entrada de Rafael Miranda.

Publicidade

À Gazeta do Povo, o diretor médico do Atlético, Edilson Thiele, disse que Wallyson deveria reunir condições para jogar. Mas como parte do mistério que ronda todo o clássico, Lemos não confirmou nada ainda. "Espero que a história do clássico seja respeitada, com todos tratando muito bem a bola e com o mínimo de violência possível. Mesmo que os médicos liberem o Wallyson, vou conversar com ele porque é o meu jeito de trabalhar. É melhor contar com toda a nossa qualidade, desde que ele possa suportar a partida inteira", disse o técnico rubro-negro.

Já a ausência do zagueiro Antônio Carlos, ainda se recuperando de uma lesão no adutor da coxa, possibilidade ao Furacão seguir atuando no 4-4-2, esquema que deu certo na última jornada em casa, diante do Internacional. Um dos alicerces desta defesa, Rafael Santos, pode se despedir neste domingo do clube, já que na Itália ele já é dado como certo no Bologna. Enquanto veste a camisa do Atlético, o jogador promete empenho. Afinal, se vencer o Coxa, o Furacão iguala a contagem de vitórias nos Atletibas pela Série A. Até agora são nove vitórias alviverdes, oito rubro-negras e sete empates.

Coritiba

Além do retrospecto favorável nos números, o Coritiba vem de uma importante vitória sobre o Grêmio no Couto Pereira e vai embalado para enfrentar o Furacão. Na última vez em que a equipe esteve na Arena, em tarde de Marcelinho Paraíba, o Alviverde venceu por 4 a 2. "Em clássico você tem usar tudo o que for possível e tem que ter muita inteligência e calma para jogar. Vai ser um jogo bonito, difícil, pegado. Só tenho certeza de que quem vai sair fortalecido é o estado do Paraná, pois é um grande clássico", afirmou o técnico René Simões. Coincidência ou não, a reestreia do treinador pelo clube foi justamente no último Atletiba.

Outro que gosta de olhar para o passado diante do Atlético é o goleiro Vanderlei. "Não perdi ainda para o Atlético, estou invicto e espero manter essa escrita no jogo de domingo. Eles vêm para cima e precisam da vitória, mas temos que jogar com inteligência e buscar os contra-ataques, que assim o gol vai sair naturalmente", comentou o camisa 12 do Verdão. A principal dor de cabeça no clube está justamente nas indefinições em alguns setores.

Publicidade

O caso que mais preocupa é o do zagueiro Cleiton. As dores musculares na coxa esquerda o afastaram nos treinamentos da semana e o jogador pode ser vetado momentos antes da bola rolar na Arena. Se ele ficar de fora, Felipe retoma a condição de titular. Nas alas, René Simões também não confirmou Márcio Gabriel e Carlinhos Paraíba, já que Rodrigo Heffner e Douglas Silva estiveram bem nas recentes jornadas.

ATLÉTICO PARANAENSE x CORITIBA – 19/07/09, às 16h

Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR.

Transmissão: TV – Premiere FC; Lance a Lance – Gazeta do Povo On-Line.

Publicidade

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP).

Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Roberto Braatz (Fifa/PR).

Atlético – Vinícius; Nei, Rhodolfo, Rafael Santos e Márcio Azevedo; Valencia, Chico, Rafael Miranda (Wallyson) e Paulo Baier; Marcinho e Rafael Moura. Técnico: Waldemar Lemos.

Coritiba – Vanderlei; Rodrigo Heffner (Márcio Gabriel), Cleiton (Felipe), Démerson e Douglas Silva (Jaílton); Leandro Donizete, Pedro Ken, Marcelinho Paraíba e Carlinhos Paraíba (Jaílton); Marcos Aurélio e Ariel. Técnico: René Simões.

Publicidade