Sobram bons motivos para o Coritiba vencer o Paranavaí, nesta quarta-feira, às 21h45. O mais importante deles tem sentido histórico. No Estádio Waldemiro Wágner, o Coxa pode quebrar o recorde de sete triunfos consecutivos do clube em disputas de Campeonato Paranaense, alcançado em 1976 e 2003, e igualado pela equipe do técnico Ney Franco na última rodada, com o sucesso sobre o Iraty (3 a 1).
Antes deixada de lado no Couto Pereira, a marca ganhou importância agora que pode ser batida. Os jogadores, pelo menos, compraram a ideia. "Todo mundo quer entrar para a história de um time, ainda mais um clube grande como o Coritiba. Por isso vamos nos esforçar ao máximo para conquistar esse feito", aponta o zagueiro Jéci, capitão alviverde.
Disposição que já contagiou o lateral-esquerdo Triguinho, estreante da noite. "Todos os jogadores têm comentado essa situação. É, sem dúvida, uma motivação a mais. Espero que tudo dê certo e nós possamos comemorar esse recorde. Mas não será nada fácil", diz o novo dono da camisa 6, contratado no início do mês.
Talvez, para aliviar a cobrança sobre os seus comandados, o técnico Ney Franco é o único a destoar do discurso, embora reconheça a relevância do recorde. "Nosso grande objetivo é terminar a primeira fase em primeiro lugar e, depois, ser campeão. Sabemos que em algum momento podemos perder ou empatar um jogo".
Além da chance de escrever nova página na história coritibana, há outros dois desdobramentos interessantes em caso de êxito ante o Vermelhinho. Mais três pontos e o Coxa mantém a distância segura sete pontos, pelo menos do rival Atlético, segundo colocado, na caminhada para a conquista do supermando.
De quebra, não desperdiça a viagem mais longa na competição. A delegação alviverde teve de percorrer de ônibus os mais de 500 quilômetros até o "fim da linha" apelido dado a Paranavaí por ser, antigamente, o ponto final da ferrovia que partia do Litoral do estado.
"É bom conhecer novas cidades, esse é um benefício de ser jogador de futebol. Mas é uma viagem cansativa também. Por isso temos de aproveitar bem esse jogo. Ninguém quer voltar com derrota", comenta Triguinho.
Depois disso, o Verdão terá quatro compromissos em que não será preciso deixar Curitiba. Frente ao Paraná, o Nacional, Atlético (o único sem seu mando de campo) e o Corinthians-PR. Na partida derradeira pela primeira fase, o Coxa vai a Cascavel enfrentar os donos da casa.
Ao vivo
Paranavaí x Coritiba, às 21h45, na RPC TV, PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Quase 40 senadores são a favor do impeachment de Moraes, diz Flávio Bolsonaro
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Deixe sua opinião