O Irã reclamou de forma oficial do logotipo escolhido pelos Jogos Olímpicos de Londres-2012. O país islâmico afirma que o símbolo, revelado em 2007, remete à palavra 'Zion', que, em inglês, remete a Jerusalém e ao judaísmo.
O logo traz os algarismos que compõem o número 2012 de forma estilizada. Assim, na visão iraniana, o '2' pode ser um 'Z', o '0' seria um 'O', o '1' interpretaria o 'I', enquanto o outro '2' poderia ser lido como um 'N' ao contrário.
Como o número aparece escrito com "20" em cima e "12" logo abaixo, uma leitura vertical permitira encontrar um "ZI" e um "ON".
Bahram Afsharzadeh, secretário-geral do Comitê Olímpico do Irã enviou uma carta ao presidente do COI, Jacques Rogge, criticando o emblema e ameaçando inclusive o boicote aos Jogos. "Não há dúvidas de que negligência neste questão pode afetar a presença de alguns países em Londres", diz a carta.
O COI já rechaçou a possibilidade de mudar o logo - também muito criticado por seu valor estético. "Nós recebemos a carta iraniana e a nossa resposta é a seguinte: o logotipo de Londres 202 representa a figura de 2012, nada mais", garantiu o Comitê.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast