Leandro Oliveira e Byron Piedra, do Equador, cruzam a linha de chegada praticamente juntos. Brasileiro ficou com o ouro nos 1.500 metros| Foto: Luis Acosta/AFP

Depois de uma chegada emocionante, o brasileiro Leandro Oliveira conquistou a medalha de ouro na prova dos 1.500 metros no Pan de Guadalajara. O baiano, de 29 anos, foi apenas um centésimo de segundo mais rápido do que o equatoriano Byron Piedra, que ficou com a prata. Eduar Villanueva, da Venezuela, levou o bronze.

CARREGANDO :)

O atleta do Brasil procurou se manter no pelotão principal da disputa, realizada nesta terça-feira (26). Na última volta, ele se posicionou à frente dos adversários, mas, nos metros finais, acabou perdendo espaço para o equatoriano Piedra. No fim, os dois cruzaram a linha de chegada praticamente juntos.

Sem um vencedor definido, a organização teve que analisar a fotografia da chegada – o photo finish – para definir o dono da medalha de ouro. Quem se deu melhor foi Leandro Oliveira, com o tempo de 3min53s44. O equatoriano marcou 3min53s45.

Publicidade

"Fiquei na dúvida se tinha chegado na frente. Nem reparei se tinha alguém chegando, só percebi na hora em que estava cruzando a linha [de chegada]", contou o brasileiro após a prova. "Foram 30 dias de preparação, me desgastei muito, mas valeu a pena. Eu queria muito uma medalha", completou.

Está é a sétima medalha brasileira no atletismo, a terceira de ouro. Antes o Brasil já havia ficado em primeiro lugar na maratona feminina, com Adriana da Silva, e nos 100 metros rasos feminino, com Rosângela Santos.