O Vasco, grande vilão do Coritiba na temporada, vai se tornar a principal esperança de o Alviverde concretizar o sonho de retornar à Copa Libertadores da América no ano que vem.
Se conquistar a vaga em campo está cada vez mais difícil atualmente o time de Marcelo Oliveira ocupa a décima colocação do Brasileiro, a sete pontos do G5 o Coxa pode se garantir na maior competição continental caso seu algoz, campeão da Copa do Brasil, também levante o caneco da Copa Sul-Americana, que dá uma vaga ao campeão.
A decisão ainda não foi oficializada pela CBF, mas já está traçada nos bastidores. O diretor técnico da entidade, Virgílio Elísio, esteve em Curitiba na última quinta-feira e garantiu ao vice-presidente coxa-branca Vilson Ribeiro de Andrade que irá propor que a vaga fique com o Coxa no caso de título do Vasco. Falta apenas a assinatura do presidente Ricardo Teixeira e a confirmação da Conmebol.
A medida é idêntica à apresentada no ano passado, quando o Vitória, segundo colocado na Copa do Brasil, ficou na expectativa de o Santos conquistar a competição, fato que não aconteceu. Agora é o Coritiba quem fica na torcida.
"Sou Vasco desde pequeno", brincou Andrade, que confirmou a torcida para os cariocas, mas sem muita esperança. Para a partida desta quarta-feira (6), contra o Aurora, pelas oitavas de final, o time da Colina relacionou apenas 15 jogadores para a viagem a Bolívia, entre eles muitos reservas.
"Não podemos desistir no Brasileiro também. Ainda dá para chegar, temos muitos confrontos diretos pela frente", emendou Andrade.
O dirigente Ernesto Pedroso segue a mesma linha cautelosa, mas também se tornou temporariamente vascaíno. "Ainda tem muita coisa pela frente, mas pensamento positivo vale", concluiu.