A Europa definiu seus principais representantes na Copa de 2006 neste sábado. A Alemanha já tinha vaga garantida como país-sede, assim como a Ucrânia, que se classificou com duas rodadas de antecipação. Hoje também confirmaram presença Portugal, Itália, Holanda, Inglaterra, Polônia e Croácia.
O jogo mais importante do dia acabou sendo entre Holanda e República Tcheca. Os holandeses venceram por 2 a 0, garantindo não só a sua própria vaga como também a de Inglaterra, Polônia e Croácia. Os ingleses venceram a Áustria por 1 a 0 e enfrentam a Polônia na quarta-feira apenas para definir quem termina o grupo 6 em primeiro lugar. Quem ficar em segundo irá à Copa como um dos melhores segundos colocados das chaves das eliminatórias européias. A Croácia derrotou a Suécia por 1 a 0 e lidera o grupo 8, mas mesmo que perca o último jogo contra a Hungria também se classifica como um dos melhores segundos colocados. A Suécia enfrenta a Islândia na última rodada.
As missões de Itália e Portugal eram bem mais simples. As duas seleções precisavam apenas empatar e venceram seus confrontos. A Azzurra derrotou a Eslovênia por 1 a 0, gol de Zaccardo, e garantiu com tranquilidade sua vaga no grupo 5. Portugal levou um susto quando Liechtenstein marcou o primeiro gol, mas acabou virando a partida e vencendo por 2 a 1 e garantindo o primeiro lugar do grupo 3.
A Espanha venceu a Bélgica por 2 a 0 e está em segundo lugar no grupo 7, com 17 pontos. A líder do grupo é a Sérvia e Montenegro, que derrotou a Lituânia por 2 a 0 e soma 19 pontos. Os classificados do grupo serão decididos apenas na quarta-feira, quando a Espanha enfrenta San Marino e a Sérvia joga contra a Bósnia, que está em 3o lugar com 16 pontos e ainda tem chances de classificação.
Já classificada para a Copa do Mundo, a Ucrânia arrancou um empate com a Albânia em 2 a 2 fechando a vitoriosa campanha que classificou o país para o Mundial da Alemanha. Com o resultado, os ucranianos vencem no grupo 2 com 25 pontos, com sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Repescagem
A grande disputa no grupo 2 é pela vaga na repescagem. A Dinamarca venceu a Grécia por 1 a 0 em Copenhague, e passou a somar 19 pontos, pulando para a 3ª posição, atrás da Turquia, com 20. Os turcos só precisam vencer a Albânia na próxima quarta para ir à repescagem. A Dinamarca tem que ganhar o Cazaquistão e torcer para que a Turquia não vença. Os gregos recebem a Geórgia, precisando vencer e torcer para que a Turquia perca e os dinamarqueses não ganhem.
Já no grupo 1 a República Tcheca, derrotada pela Holanda, foi ultrapassada pela Romênia, e precisa vencer a Finlândia na quarta para garantir vaga na repescagem.
Rússia e Eslováquia estão empatadas com 22 pontos e se enfrentam na quarta-feira para decidir a segunda vaga do grupo 3, na casa dos eslovacos.
No grupo 4 nada está definido. Israel venceu as Ilhas Faroe por 2 a 1 e lidera com 10 pontos, mas tem um jogo a mais que França e Suíça, que empataram em 1 a 1 e dividem a segunda colocação com 17 pontos cada. A Irlanda segue com remotas chances de classificação, em quarto lugar com 16 pontos. A França tem tudo para conseguir o primeiro lugar no grupo na quarta-feira, quando joga contra o Chipre, e Suíça e Irlanda se enfrentam no mesmo dia brigando por uma vaga na repescagem.
A Noruega venceu a Moldávia por 1 a 0 e está em 2o no grupo 5, precisando apenas um empate contra a Bielorrússia na quarta para ir a repescagem. Se os noruegueses perderem, a Eslovênia se classifica com uma vitória sobre a Escócia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião