Numa partida em que colocou frente a frente as duas equipes que fizeram a final da Série A do Campeonato Brasileiro de 1996, Portuguesa e Grêmio empataram em 1 a 1, neste sábado, em São Paulo, pela terceira rodada do quadrangular final da Segundona.

CARREGANDO :)

Com este resultado, o time gaúcho lidera a fase com cinco pontos, um a mais que os donos da casa. As duas equipes voltam se enfrentar no próximo domingo, quando o Tricolor receberá a Lusa no estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS), às 16h.

Farta distribuição de cartões no Canindé

Publicidade

A equipe gaúcha chegou à capital paulista apostando na força de sua marcação no meio de campo e nos contra-ataques. Se no primeiro tempo os donos da casa tiveram uma maior posse da bola (56% contra 44% dos visitantes), insistindo nas jogadas de linha de fundo pelo lado esquerdo da defesa adversária, coube ao Grêmio mostrar mais objetividade. Aos 24, Marcel lançou Ricardinho pela direita, o atacante tirou da marcação e chutou à direita do goleiro Gléguer, abrindo o placar do Canindé.

Um minuto depois, aproveitando os espaços na zaga da Portuguesa, novamente Marcel deixou Ricardinho livre na frente de Gléguer, mas o gremista acabou deixando a bola sair pela linha de fundo. Aos 33, numa jogada idêntica, o atacante avançou entre os zagueiros paulistas, com o goleiro da Lusa defendendo no último toque.

Além de Marcel, outro que apareceu bastante na etapa inicial foi o árbitro Djalma Beltrami, que distribui sete cartões amarelos, inclusive para o jogador Jackson, que estava no banco da Portuguesa, por reclamação.

No segundo tempo, o técnico Giba mexeu no time paulista. Tirou o meia Wilton para a entrada do atacante angolano Johnson para dar mais de opções a Celsinho, principal armador dos lances ofensivos da equipe. Mas aos oito minutos foi o Grêmio que assustou. Num contra-ataque, Anderson tocou para Marcel dentro da área, que diante do gol livre chutou cruzado para fora, rente à trave direita de Gléguer.

Aos 17, a alteração de Giba mostrou resultado. Num cruzamento pela esquerda, Celsinho encontrou Johnson entre dois zagueiros gremistas na pequena área. O angolano teve apenas o trabalho de tocar de cabeça e empatar o jogo.

Publicidade

Cinco minutos depois, Johnson enfiou uma bola entre Pereira e Domingos para Leandro Amaral, que perdeu um gol incrível diante de Galatto, chutando pela linha de fundo. Após as expulsões, por lances infantis, de Celsinho e Cléber, o Grêmio tentou explorar a vantagem numérica com a entrada do atacante Lipatin no lugar do meia Jeovânio, mas a Lusa segurou o resultado.