O Rio de Janeiro ganhou mais um concorrente na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A cidade de Praga, capital da República Tcheca, oficializou nesta quinta-feira sua candidatura.
A proposta foi aprovada por 50 votos a favor e sete abstenções na prefeitura local. Agora, a capital tcheca terá até setembro para entregar sua solicitação oficial ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
Além de Rio e Praga, Madri (ESP), Tóquio (JAP), Los Angeles ou Chicago (EUA) e Doha (CAT) são candidatas aos Jogos de 2016.
Em 2008, o COI escolherá cinco finalistas à disputa. O vencedor será anunciado em outubro de 2009, durante a assembléia da entidade em Copenhague, na Dinamarca.
Conservadores e social-democratas, com maioria na Prefeitura, apoiaram um projeto no distrito de Letnany estimado em 4,768 bilhões de euros (R$13,191 bi), que resultaria em receitas diretas de 2,319 bilhões de euros (R$6,415 bi).
Pavel Bem, prefeito da cidade, acha "altamente improvável" que Praga conquiste a candidatura em 2016 pelo fato de os Jogos de 2012 acontecerem em Londres (ING) - também na Europa -, mas não descarta vencer a disputa em 2020 ou 2024.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia